Rafael Ilha estava confirmado em “A Fazenda” o ex-polegar até chegou a ficar confinado com o restante do elenco, porém questões jurídicas impediram a participação de Rafael na nova edição do reality. O apresentador explicou ao R7 que atualmente presta serviços comunitários e solicitou uma liberação judicial para participar do programa. Porém, o juiz responsável pelo caso negou o pedido.
— Sempre tive vontade de entrar no programa, mas por conta daquela acusação de ter supostamente sequestrado uma interna da minha antiga clínica de reabilitação, ainda devo horas de serviço comunitário à Justiça.
Rafael diz que foi informado da decisão do juiz na tarde do dia 23 de setembro, poucas horas antes do início do programa. Apesar de lamentar a ausência em “A Fazenda”, Rafael espera ser lembrado nos próximos anos.
— Estar no programa é uma oportunidade a mais que encontraria para provar o meu bom caráter para o público. Felizmente, hoje já consegui atingir esse objetivo por meio do livro que lancei recentemente e que em breve vai virar filme.
Rafael Ilha afirma que, caso se tornasse vencedor do reality, pensaria em sua aposentadoria e também em investir parte do prêmio de R$ 2 milhões em um projeto social com fins culturais. Perguntado sobre qual seu favorito no programa, Ilha não pensou duas vezes ao responder.
— Gosto muito da Mara, que é minha amiga e me ajudou em momentos de dificuldade. Se não for ela, aposto no Ovelha.
No lugar de Rafael Ilha, entrou o ator e músico Luka Ribeiro.