“Com mais de 19 anos de mercado, Andressa Ricco, revela que necessidade de pagar boletos não inspira ninguém a ser produtivo”
Ter um time engajado e comprometido com o projeto da sua empresa ou negócio é o sonho de todo empresário e empreendedor, mas qual o segredo para fazer isso acontecer?
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A estrategista em Neuromarketing e palestrante, Andressa Ricco, que lidera grandes times no mercado de comunicação e mkt digital há anos, afirma que acreditar que as pessoas estão loucas atrás de emprego e que vão dar tudo de si para pagar boletos é um erro.
“O problema é que colaboradores e contratantes se acomodaram. Ainda tem muita gente que acredita que ter “medo de perder o emprego” e ficar sem ter como pagar as contas vai fazer o profissional se empenhar, mas isso é um erro terrível! O que mais vejo nas empresas quando palestro, são pessoas desmotivadas que não entendem seu verdadeiro papel ali. Há uma total falta de senso de propósito e ninguém levanta animado da cama se não vê sentido no que faz todos os dias”, diz Andressa.
Ela conta que a velha história do “se tu não quer, tem quem queira”, não vai fazer seu time vestir a camisa da empresa. De acordo com os estudos sobre Emoções Humanas e Mente que Andressa vem desenvolvendo há anos e da sua bagagem como líder de times, ela identificou que é preciso haver uma cultura de engajamento dentro das empresas, que estimule o colaborador.
“Infelizmente, as pessoas foram “programadas” para achar que trabalho é só obrigação, que é uma coisa chata a ser cumprida de segunda a sexta-feira e a maioria passa a semana desejando o fim de semana para se sentirem livres. Isso acontece porque o profissional não entende que ali dentro, seja qual for a função dele, ele não é só mais um número e que sem ele, a transformação não é entregue ao cliente. E mais, quando ele entende o seu propósito, passa a enxergar que quando a empresa ganha e cresce, ele também cresce!” explica.
Andressa ressalta ainda, que obviamente existem pessoas no mercado que não estarão comprometidas, mesmo que haja uma cultura de engajamento na empresa, mas o que acontece frequentemente, é um desalinhamento de expectativas entre contratado e contratante. O colaborador deve entender a missão da empresa, a visão e os valores do projeto e se perguntar: “Isso se encaixa para mim?”
A questão é que muitas vezes, o candidato entra para uma vaga visando funções e o salário para pagar as contas, mas a longo prazo isso não gera um bom resultado e se nada for feito, o negócio cai no limiar das empresas medianas e o sonho de um time engajado e que gere aumento do faturamento, vai ficando cada vez mais distante.
“A verdade é que dá sim pra fazer seu colaborador gostar do que faz e se sentir satisfeito em ser parte do seu time, com aquele sangue no olho em crescer! Quando ele consegue enxergar o poder que ele tem de fazer a diferença no seu negócio, se sente reconhecido e estimulado a se superar cada vez mais. Isso é o que realmente motiva o colaborador e não as contas a pagar”, afirma.
À frente de uma grande agência de Neuromarketing, que atende nomes famosos e milionários do mercado no digital, Andressa sabe mais do que ninguém a importância de ter verdadeiros parceiros de trabalho e não apenas “funcionários”. Ela conclui:
“Nas palestras que faço nas empresas e eventos Brasil afora, damos essa clareza e pertencimento ao time dos nossos clientes. Mostrando o propósito e o quanto eles têm a ganhar fazendo o projeto para o qual trabalham crescer. Costumo ir fundo na emoção de cada um ali, falando de coração pra coração e o resultado é sempre incrível. E tem mais!! As técnicas de Reprogramação de Mindset que fazemos ali ao vivo, faz todo mundo sair gigante, querendo conquistar o mundo. Tudo é uma questão de ativar no seu time as emoções certas pra crescer muito!”