Já não é de hoje que os escândalos permeiam o mundo das celebridades. Traições, relacionamentos, flagras e histórias picantes que deveriam ficar guardadas à sete chaves, acabam vindo a público e tornam-se imprescindíveis para os tabloides. Esta semana a história contada pela influencer Trans Sophia Barclay que afirmou ter se relacionado com Neymar ainda está dando o que falar. Os detalhes divulgados incomodaram a mulher Abacaxi, também trans que declarou não gostar dessa história por parecer que toda trans gosta de “barraco ou polêmica”. Diante dessa situação esta coluna procurou entender a necessidade da fama a todo custo e o psicanalista Luiz Eurico explicou de forma geral este comportamento humano.
ENTENDA O CASO
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Em uma entrevista exclusiva na televisão, a influencer transexual Sophia Barclay participou do programa “Fala que eu te escuto” da Record TV, que abordou o tema sobre “Fidelidade”. A influencer alegou que teve um relacionamento com Neymar em 2021, que se conheceram em uma festa privada de um ex BBB e tiveram um breve relacionamento e que o jogador deixou de segui-la nas redes sociais. Sem provas, a influencer também falou que não recebeu dinheiro pelo envolvimento por não ser garota de programa. Diante desse escândalo, mulher Abacaxi, Marcela Porto se irritou e colocou mais pimenta nessa história. Ela não gostou do fato da influencer expor mais um famoso. Vale destacar que Sophia já revelou um suposto passado amoroso com Thomaz Costa e uma proposta de Filipe Ret.
“Vamos falar agora desse tal de Sophia Barclay, ela vive dando escândalo, botando nome de artista no meio, do Thomaz Costa, do Neymar, sem provas, falou do Filipe Ret. Assim, como têm homens cis maravilhosos, tem homens cis do mal; tem mulheres cis maravilhosas, mas tem do mal também; assim como tem mulheres trans maravilhosas, tem do mal. Só que isso aí que ela fica fazendo tá queimando a gente. As pessoas começam a achar que todas as mulheres trans gostam de escândalo. Eu antes de ser casada saí com vários famosos e eu tenho entrada na mídia podia ter jogado tudo no ventilador. A gente ficou não foi nada sério. Então, as pessoas começam a achar que todas as trans são como ela, biscoteira. Horrível a atitude dela. Está nos queimando”.
E continuou: “Quero fazer um pedido para vocês, não julguem nós mulheres trans a partir dessa Sophia Barclay. Essa Sophia está atrás de fama e provoca um desserviço para a comunidade trans. Imagina que agora devem estar julgando a gente, achando que gostamos de escândalo”.
Com essa declaração e aproveitando que hoje vivemos tempos de muita exposição e busca pela fama, percebe-se que isso tornou-se quase um vicio incontrolável para alguns pessoas, portanto o psicanalista Luiz Eurico explicou de forma didática este tipo de comportamento e no âmbito geral, sem se direcionar a este caso específico, ele deu um panorama sobre pessoas que expõe celebridades na mídia: “Pessoas que se envolvem ou são causadoras de escândalos envolvendo celebridades, buscam uma forma de visibilidade, buscam o protagonismo da situação, mesmo que por um instante. É uma tentativa de ter a mesma fama que a própria celebridade, mesmo que dure muito pouco. Acontece normalmente com pessoas que têm a auto estima baixa, precisam viver tudo isso, necessitam dessa visibilidade, necessitam desse protagonismo”.
De acordo com a psicanálise e estudos feitos diante dessa situação e tantas outras ao longo da história, os “aspirantes a celebridades”, sempre acham que merecem a fama. O que se imagina obter com a fama é a reiteração da imagem perfeita de si mesmo vivenciada no narcisismo primário infantil, fase em que a criança é amada incondicionalmente pela mãe.
Sob o olhar da psicanálise, existe uma grande complexidade dentro desse tema e a compreensão aprofundada sobre o assunto é individual, com profundo estudo e conhecimento prévio de cada indivíduo.
Fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo da TV e das novelas acessando minha coluna no Observatório da TV, no link: www.observatoriodatv.uol.com.br/colunas/cintia-lima