Sáude Mental

Diretor Artístico Ale Monteiro revela como estimular a Saude mental na pauta corporativa.

Diretor Artistico Ale Monteiro revela 10 maneiras de trabalhar na sua força mental

Publicado em 20/10/2022
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Diretor Artistico que trabalha com diversas celebridades nacionais e internacionais, vonta com excludividade dez dicas para construir sua própria força mental através de pequenos hábitos.

“Em um mundo onde estamos constantemente inundados pela pressão do sucesso, da mudança e do crescimento, é incrivelmente necessário possuir uma grande força mental. No entanto, entre os concorrentes que o fazem melhor do que você, os riscos de falhar e o medo de um desafio que possa destruir tudo o que você trabalhou, a força mental parece impossível de alcançar.” Ale monteiro

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Como se pode manter a fé em si mesmo e nas suas capacidades quando é tão fácil desmoronar-se diante da adversidade? A resposta… está nos pequenos hábitos. Pode parecer que a força mental e a autoconfiança são algo com que se nasce, no entanto, a verdade é que são qualidades que podem ser cultivadas. Em seguida, descubra exatamente como você pode se tornar o tipo de pessoa com força mental que você sempre admirou de longe…

Exige que você seja responsável por seus atos

Se há algo que você aprenderá com algumas das melhores histórias de sucesso que você vai ler, é que as pessoas mais inteligentes do mundo não dão trégua. Culpar as pessoas pelos fracassos em que você interveio parece que pode salvá-lo naquele momento, mas na verdade não é útil a longo prazo. Para cultivar a sua força mental e tentar fazer melhor, tem de fazer um balanço das coisas que fez e das quais é responsável. Quanto mais você transformar isso em um hábito, menos provável será que você se assuste com as catástrofes.

Saia da sua zona de conforto

As coisas são sempre esplêndidas no raio mental de três quilômetros em que você se sente mais seguro, mas escolher permanecer nele coloca você em perigo. Tudo o que você não está acostumado a fazer e experimentar acaba cobrando seu preço. A maneira de remediar isso é fácil: comece com as pequenas coisas que o assustam e vá construindo a partir daí. Vá a uma viagem a solo se nunca o fez, sente-se com o seu contador e entenda como levar as suas próprias finanças, no trabalho, peça para assumir uma tarefa fora do seu âmbito; tudo se soma.

Analise seus erros

Outro hábito daqueles que possuem uma grande força mental e gostam do sucesso é analisar as coisas em que você se energou. Cometer erros é a coisa mais normal do mundo, mas sua reação a eles é o que realmente conta. Se fugir das consequências dos seus erros, alimentar a sua fraqueza e é provável que o faça novamente e perca mais confiança. Em vez disso, volte para trás, analise a situação e descubra no que você estava errado. Assim, da próxima vez que você se encontrar nessa posição, você estará muito mais confiante do que deve fazer.

Pratique dizer «não»

Embora possa parecer o mais natural para a maioria de nós, que não somos conflituosos, nada pode prejudicar sua saúde mental como agradar a todos ao seu redor. Dizer «sim» aos desafios pode ser ótimo (e falaremos sobre isso mais tarde), mas dizer «sim» às pessoas em todos os momentos é terrivelmente insano. Você será rapidamente reconhecido pela sua incapacidade de rejeitar coisas e você será sobrecarregado pelas exigências e expectativas dos outros. Habitue-se a dizer «não». As pessoas já lhe disseram mil vezes, não é verdade? É hora de trabalhar na sua força mental!

Corte com amizades e relacionamentos tóxicos

As pessoas tóxicas não são apenas uma grande perda de tempo, mas também representam uma enorme drenagem de sua energia e estado emocional. Certas pessoas tornam-se as nossas «fraquezas» com o passar do tempo e muitas vezes aprendem rapidamente a tirar partido disso.
A responsabilidade de separar o grão da palha recai sobre você. Pense nisso como uma limpeza do seu armário, você descobrirá que muitas coisas você não gosta mais (ou não tem mais) e não deveriam mais estar lá, mas possivelmente você não teve tempo de se livrar delas. Você vai encontrar mais espaço no seu guarda-roupa — e espaço mental — para as coisas que realmente importam para você, como finalmente trabalhar na sua força mental.

Reconheça seus pontos fracos

Conhecer os seus pontos fortes e aproveitá-los é uma arte, mas a outra face menos conhecida dessa arte é reconhecer e ter em conta os seus pontos fracos. Acreditar que você é invencível só te prepara para uma queda maior, da qual depois é difícil se recuperar mentalmente. As mentes mais inteligentes e fortes de uma sala geralmente sabem exatamente em que são boas – e em que não são – para que possam planejar. Você não pode trabalhar em algo se não acha que existe.

Aprenda a manter suas emoções sob controle

É claro que é a coisa mais humana do mundo emocionar-se. O que se torna perturbador (e não de uma forma genial e tecnológica) é deixar essas emoções ultrapassarem a sua força mental e tomarem conta de tudo. A idéia não é se tornar um robô sem sentimentos que não se importa com as coisas; trata-se simplesmente de controlar os sentimentos para que eles ditam o curso da ação. As pessoas com força mental podem sentir as coisas tanto quanto os outros – possivelmente mais – no entanto, elas as manterão sob controle ao tomar decisões difíceis.

Dividir os desafios em partes

Se você olhar para uma montanha de longe, chegar ao topo parece uma tarefa assustadora e insuperável. Se você se aproximar, é simplesmente um grande pedaço de rocha que você tem que começar a escalar, e à medida que avança passo a passo, você abre caminho para o topo. Os desafios que valem a pena são sempre grandes e assustadores, mas veja-os como um todo assustador e você terá muito medo de enfrentá-los. Em vez disso, o melhor é fazer uso da força mental, dividir o desafio em partes — ou fases — e lidar com ele uma de cada vez.

Continua estabelecendo novos objetivos

A maneira mais simples de dizer é esta: a complacência é o inimigo da força. A força mental, assim como a força física, precisa de degraus para subir. Pense assim: quando você domina o levantamento de peso de 10 kg no ginásio, você progride para 15 e 20 e assim por diante. A força mental não é muito diferente: cada grande desafio que você alcança o torna mais forte e capaz de assumir um ainda maior. A chave é continuar marcando novos objetivos em vez de se sentar e acreditar que você atingiu seu limite quando há uma parte de você que sabe que você não o fez.

Reconhecer o medo e planejá-lo

A famosa citação de Nelson Mandela resume-o na perfeição. «O valor não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele». Ter medo das coisas, ou pensar que não é capaz de as fazer, é o sentimento mais normal do mundo. No entanto, a diferença chave entre as pessoas que parecem não ter medo e enfrentam o mundo – e as que não o têm – É que as primeiras não se privam de reconhecer seu medo e trabalhar para superá-lo. Desmonte o seu medo e pergunte-se qual é o pior resultado possível se você tentar, e seria realmente muito pior do que o resultado se você não se preocupasse em tentar?

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio