O hairstylist Rodrigo Cintra comentou as escolhas de cores e os cortes da artista – que vai deixar saudades – e ainda deu dicas de como replicá-los em casa. Hoje foi um dia muito triste para todos nós, brasileiros, pois tivemos que nos despedir de um verdadeiro Ícone, Rita Lee. Ela que sempre foi uma mulher à frente de seu tempo, uma verdadeira revolucionária e dona de uma personalidade única. É impossível falar de rock nacional, e sobretudo de mulheres fazendo rock, sem mencionar a artista.
A Rita era aquele tipo de pessoa marcante, corajosa e que sabia que suas características faziam parte da imensidão do seu ser, eram elas que a faziam ser tão única e, por isso, que ela passava tanta verdade no que dizia e no que cantava. Apesar das imposições estéticas ao longo dos anos, a cantora adotou um perfil único e se manteve fiel a ele por todos esses anos. Ditou muitas tendências e, hoje, é praticamente impossível fechar os olhos e não imaginar a Rita com o cabelo chanel vermelho e uma franjinha.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Se você, assim como a gente, também é fã da Rita Lee, vai amar a seleção de visuais usados por ela, feita pelo Rodrigo Cintra, hairstylist, coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT/Discovery H&H) e idealizador do The Art Salon. Ele revisitou o passado e fez verdadeiro raio-x das madeixas da artista.
Rita Lee disse em seu epitáfio: “Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa”. Por aqui, não só sua personalidade e suas músicas, mas seus cabelos foram e sempre serão uma ótima referência; confira.
Assumindo os cabelos brancos
Foi adotado há alguns anos, quando decidiu abandonar o ruivo, mas ainda assim manteve o seu corte, que funcionava como uma espécie de uniforme, uma verdadeira marca registrada. “Se você está pensando em assumir os brancos também, pode fazer uma descoloração global ou luzes e tonalizar os fios para uniformizar o tom. Ou, se preferir, pode deixar que eles cresçam naturalmente. Corte as madeixas para remover a parte ainda colorida. Geralmente os cabelos grisalhos tendem a ser mais frágeis, secos e rebeldes, portanto é essencial investir em muita hidratação e nutrição”, explica o hairstylist Rodrigo Cintra.
Corte Rita Lee
Como uma boa camaleoa, a cantora nunca teve medo de ousar e investiu em uma série de estilos, até se encontrar no chanel com base reta e franja, que na verdade deveria se chamar “corte Rita Lee” de tão característico que é.
Antes dele, a artista já apostava nos fios longos e retos.
Em seguida, vieram os repicados médios e curtos.
“É evidente que ela ficava bem com uma série de cortes, mas certamente todas as mudanças feitas sempre harmonizam porque ela respeitava o seu próprio estilo. Quer um corte Rita Lee? “Peça ajuda de um cabeleireiro que tenha noções de visagismo, para adaptar o estilo às suas características, pois assim como só há uma Rita, você também é única”, pontua Cintra.
Franjas
Elas sempre estiveram presentes nas escolhas da artista, e é bastante interessante a escolha de manter esse tipo de corte, pois ele trazia um equilíbrio e não deixava nenhum pouco infantilizada. Pelo contrário, virou uma de suas marcas registradas, entre tantas. “Um medo muito comum entre as mulheres quando pensam em apostar na franja é ficar com cara de criança. No entanto, é imprescindível entender as características do seu rosto e qual estilo fica melhor em você. Sempre é possível fazer uma adaptação”, revela o coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT/Discovery H&H).
Você sabia que a Rita Lee não era ruiva de verdade?
Muita gente acha que os fios da cantora são acobreados de nascença, mas, na verdade, eles eram castanhos. Desde o início da carreira ela já não usava a cor natural. Rita foi dos tons mais escuros de castanho, para o loiro, depois para os ruivos/vermelhos, até chegar no branco. “Os cabelos tingidos exigem uma série de cuidados, antes e depois do processo químico. E Rita Lee tinha as madeixas bonitas e saudáveis”, observa Rodrigo Cintra.
Acessórios
Os acessórios nunca foram deixados de lado pela artista, ela adorava adereços na cabeça e quanto mais diferentes, melhor, como conclui o cabeleireiro. “Essa é uma excelente alternativa para dar uma diferenciada no look sem precisar fazer, de fato, uma mudança, ou seja, naquele dia que você está meio cansada do seu cabelo, vale se jogar e testar lenço, chapéu, tiara e até mesmo grampos e presilhas, assim como a nossa eterna musa”.