Nascida entre 1995 e 2005, a chamada Geração Z se desenvolveu e evolui quase que em perfeita sintonia com a internet. Com mais proximidade e, aparentemente, mais facilidade de compreensão com os avanços tecnológicos, por que não fazer dinheiro com isso?
Atualmente, existem infinitas possibilidades de ganhar dinheiro na internet. Seja abrindo um e-commerce, anunciando serviços e cursos digitais ou então criando e vendendo seu próprio conteúdo. Este último, tem movimentado milhões de reais ao redor do mundo e tem se apresentado como um alternativa comum entre os jovens que buscam liberdade e independência financeira.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Esse, inclusive, é o slogan da Privacy, primeiro site 100% brasileiro e, atualmente, a maior plataforma de venda de conteúdo da América Latina, que tem como objetivo se consolidar como um movimento social de liberdade financeira. Os números não escondem o sucesso. Recentemente, a empresa atingiu a marca de mais de 1 bilhão de acessos, 150 milhões de usuários no Brasil e mais de 100 mil criadores de conteúdo cadastrados.
A influenciadora digital Kinechan, já bem consolidada no universo geek com seus cosplays de anime, é um dos cases de sucesso da plataforma. Em pouco mais de um ano, alcançou a marca de mais de R$ 1,5 milhão em vendas de conteúdo na Privacy. Com apenas 22 anos, a criadora conta que não imaginava chegar a esse faturamento em tão pouco tempo. “Entre minhas maiores conquistas estão meu carro e poder cuidar dos bichinhos que adotei, que são muitos. Além disso, realizei muitas viagens e planejo ir ao Japão em breve”, afirmou a criadora.
Segundo a pesquisa “Geração Z pelas lentes latinas”, realizada pelo Grupo Consumoteca com dois mil jovens da Argentina, Brasil, Colômbia e México, os integrantes da geração Z buscam conquistar a liberdade através da independência financeira e da compra de bens materiais como imóveis, almejado por 83% dos entrevistados. Na lista de desejos, os automóveis vêm logo em seguida, com 63%. O estudo ainda mostra que 83% dos participantes têm a estabilidade financeira como principal preocupação e 73% estão buscando rendas adicionais, além do trabalho regular. Porém, a maior parte deles (85%), já tem responsabilidades como bancar as despesas de casa.
Na vida de Brenda Trindade, de 19 anos, a Privacy foi seu primeiro emprego. Para a criadora de conteúdo, a plataforma representa liberdade, confiança e autoestima. “Com a Privacy eu conquistei meu maior sonho, que era morar sozinha e comprar meu primeiro carro. Não esperava esse crescimento tão rápido! Minha meta para este ano é comprar meu próprio apartamento e começar a investir. Hoje, devido a minha dedicação e esforço, consigo ter um faturamento alto com a plataforma. Em janeiro, cheguei a lucrar mais de 85 mil reais”, conta Trindade.
Bruna Vieira também tem apenas 19 anos e já é um dos grandes sucessos da plataforma. Nascida no interior de São Paulo, a influenciadora conta que sempre teve o sonho de ganhar seu próprio dinheiro e se tornar independente. “Eu sempre quis trabalhar e nunca quis depender de ninguém, então trabalho desde os meus 15 anos”, revela a criadora. “O que me atraiu para a Privacy foram duas coisas: o dinheiro e para que eu me conhecesse mais. Hoje, faturo mais de R$ 200 mil por mês e tenho realizado diversos sonhos”, completa.
Em um levantamento realizado pelo Instagram em 2022, mostrou que 87% da Geração Z concordava com a afirmação de que “muitas pessoas são forçadas a trabalhar em vários empregos para pagar as contas”. Segundo um estudo da InsideOut Development, 75% dos nascidos entre 1995 e 2005 acreditam que deveriam ser promovidos depois de apenas um ano na empresa e 32% querem uma promoção depois de seis meses. Os dados ainda revelam que essa geração é ambiciosa: dois terços dizem que o objetivo é ser o melhor na sua profissão e visam ganhar dinheiro rápido.