Emagrecer e perder aquela barriguinha indesejada está entre seus objetivos mais urgentes? Não existem muito segredo para se alcançar isso, optar por uma alimentação balanceada e aderir à prática regular de atividade física é o caminho mais fácil. No entanto, a dúvida de muita gente é sobre qual a atividade física escolher para chegar de forma mais rápida ao objetivo desejado.
Sobre isso, é preciso ficar atento a algumas questões. “Não existe um exercício que vá ter uma perda localizada de gordura específica na barriga. Então, não é seletivo nesse sentido, mas ao mesmo tempo qualquer exercício que seja feito associado com uma dieta correta vai promover redução da gordura corporal e, consequentemente, da barriga”, disse, em entrevista ao Sport Life, o professor de Anatomia Humana da Eeferp-USP (Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), Leonardo Lima.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A perda de gordura corporal leva em consideração alguns fatores específicos de cada pessoa e, por isso, não é possível prever o tempo exato para o emagrecimento, mas é possível dizer quando os resultados começam a ser percebidos.
“Basicamente, em questão de duas a três semanas já começam a aparecer alguns resultados de emagrecimento. É claro que isso é proporcional ao quanto é necessário esse emagrecimento. Pessoas que já têm bastante gordura corporal (barriga maior) tendem a identificar essas perdas mais cedo. Enquanto aquelas pessoas que têm pouca gordura acumulada, ela tendem a demorar um pouco mais para identificar essa redução”, pontuou Leonardo.
Exercício físico para uma pessoa sedentária
Para uma pessoa sedentária que pretende perder gordura, o ideal é que ele pratique algum exercício físico que vá até o seu limite. O exercício aeróbico de longa duração e baixa intensidade é o mais aconselhado nesse caso. “Isso não quer dizer, por exemplo: que a musculação não seja um exercício que faça perder peso ou mesmo esportes coletivos. A questão é que normalmente as sessões de musculação tem um gasto energético um pouco menor, mas isso pode ser compensado com frequência semanal ou assiduidade”, explicou o professor.
No entanto, se a pessoa já é adepta da prática de esportes, mas ainda está com uma barriga indesejada, talvez o segredo seja a alimentação. “Provavelmente, um esportista que ainda assim não consegue ter uma cintura menor, que tenha essa barriga mais proeminente, tem que se preocupar um pouco mais talvez com a alimentação. A parte do exercício que vai criar um deficit calórico com gasto energético já está sendo realizada. Talvez o consumo de calorias seja muito alto ou em desequilíbrio”, disse Lima.
Outra dúvida que surge para quem pratica atividade física é se o aeróbico deve ser feito antes ou depois, quando o objetivo é perder barriga. “No fim das contas, o processo de emagrecer é gastar mais energia do que se consome. Se é um exercício de força e o aeróbico depois ou aeróbico antes e força depois, vai ser irrelevante. O que importa mesmo é a soma total do gasto calórico durante todos os exercícios”, concluiu, em entrevista ao Sport Life.
O post Adeus pochete! Especialista revela segredos para o emagrecimento real apareceu primeiro em EM OFF.