O deputado federal André Janones (AVANTE-MG) publicou em seu perfil no X, nesta quinta-feira, 06, uma nota de retratação à comunidade LGBTQIA+, após a troca de insultos, ofensas e xingamentos da qual foi um dos protagonistas, junto com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O embate ocorreu logo após a sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados em que foi arquivado o processo que pedia a cassação de Janones por quebra de decoro.
Durante toda a sessão os deputados se provocaram, o que fez com que os demais parlamentares chamassem a atenção dos dois. Logo que a sessão foi encerrada, os ânimos se exaltaram ainda mais e além de Nikolas Ferreira e André Janones, outros deputados também entraram nas discussões, agora com troca de ofensas, xingamentos, empurrões e até ameaças de agressão.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
As discussões tiveram início ainda no plenário do Conselho de Ética e seguiram para os corredores da Câmara dos Deputados. Nesse momento várias pessoas tentaram evitar que André Janones e Nikolas Ferreira chegassem às vias de fato e se agredissem fisicamente. Os deputados trocam xingamentos e um desafia o outro para brigar, até que ambos são levados um para cada lado por pessoas que estão no local. Durante essas discussões Janones falou que Nikolas Ferreira “não é homem” e o chamou de veado e boiola, duas denominações pejorativas para homossexual.
Após trocas de ofensas também nas redes sociais, o deputado André Janones publicou uma nota à comunidade LGBTQIA+, nesta quinta, 06, onde afirma deve um “pedido de desculpas a quem de fato merece”. O parlamentar completa ainda dizendo que “aqui me cabe reconhecer que, na tentativa de espelhar o bolsonarismo e “devolver na mesma moeda”, eu usei palavras das quais não me orgulho e que ferem uma comunidade que tanto luta para ter seus direitos reconhecidos”.
O post André Janones publica nota de retratação à comunidade LGBTQIA+ após xingamentos apareceu primeiro em EM OFF.