No mês de julho do ano passado, o brasileiro e youtuber Leandro Batista, de 36 anos de idade, embarcou para uma viagem que ele acreditava que iria confirmar uma crença que, segundo ele divulgava com “certeza” em suas redes sociais, mesmo tendo contrariado o consenso científico: o terraplanismo.
Ao voltar dessa viagem convencido justamente do contrário e com um novo desafio de intrigar os seus seguidores da mesma coisa. Essa curiosidade começa quando Leandro pediu ajuda para os seus seguidores para eles pagarem pela viagem. Ele seguiu para a Noruega com uma missão autodeclarada como exploração do mundo “tendo como base, em um modelo de Terra plana”.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Leandro não acreditava nas pesquisas, em fotos ou vídeos que atestam que o planeta é redondo e queria tirar suas próprias evidências para provar o contrário. Ao chegar na Noruega, o youtuber viu um fenômeno conhecido como Sol da meia-noite, onde ele pensava que ali seria o início de uma fase decisiva de sua trajetória pró-Terra plana, porém acabou se tornando o fim dessa crença para ele.
Após voltar da viagem, alguns meses depois, Leandro decidiu que não iria mais para insistir na teoria da conspiração, após confirmar na viagem o que os cientistas dizem há séculos.
“No fim de dezembro, eu gravei um vídeo no canal e falei: pessoal, ‘não tem como a Terra ser plana’”, disse em entrevista a BBC News Brasil.
Ele ainda afirma que agora está do lado da ampla maioria das pessoas que reconhecem que o planeta é redondo. E ainda afirma que se tornou uma voz contrária ao terraplanismo, movimento pequeno, mas muito barulhento e que a princípio pareçe inócuo, alguns especialistas mostram que tem duros efeitos negativos.
“Ao longo desses seis anos, produzi aproximadamente 3 mil vídeos defendendo a teoria da Terra plana”, disse Leandro. “Agora, quero produzir 3 mil para refutar ponto a ponto tudo o que eu disse antes e mostrar para as pessoas o motivo de a Terra não ser plana.”
Em seus vídeos, ele defendia ferozmente que o planeta Terra é plano. Ele criticava agências espaciais como a Nasa e até os especialistas que falavam sobre o formato esférico da Terra. “É impossível sustentar a ideia de uma Terra plana se existe um fenômeno como o Sol da meia-noite”, diz o youtuber.
O post Brasileiro tenta provar que a Terra é plana, mas ‘descobre’ que planeta é redondo apareceu primeiro em EM OFF.