Nesta quinta-feira (15), começou a circular pela web um vídeo publicado pelo canal esportivo TNT Sports, onde um design de imagens fez o “rosto perfeito” do jogador de futebol Endrick. O vídeo em questão faz parte de uma brincadeira no tiktok, onde os jogadores têm seus rostos redefinidos através de photoshop. Contudo, a divulgação do resultado não pegou muito bem, tendo em vista que alguns usuários das redes sociais acusaram a emissora de racismo. Após a polêmica, o canal excluiu a publicação.
No vídeo publicado, o TNT Sports pediu ao design de imagens que fizesse o rosto de Enrick ficar “perfeito” e o profissional prontamente aceitou o desafio feito pelo canal. “Pode deixar TNT Sports que aqui o seu pedido é uma ordem. Bora fazer o rosto perfeito do Endrick”, garantiu ele. Após pegar o molde do “rosto perfeito”, ele a colocou sobre uma fotografia do atacante do Palmeiras e foi ajustando os traços do rapaz de 17 anos.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Contudo, o que mais chamou a atenção dos usuários das redes sociais, foi que o tal “rosto perfeito” dado a Endrick na verdade seguia os padrões eurocêntricos, ou seja, os padrões de beleza europeus. Por isso, os traços negros do jogador, como o nariz largo, foi afinado pelo photoshop. Outro ponto percebido pelos internautas foi que até o mesmo a cor da pele do atacante foi alterada pela tal brincadeira do tiktok.
Na rede social X, antigo Twitter, um usuário fez questão de pontuar tudo o que o estava incomodando naquele vídeo. “Os traços negros ‘afinados’, a pele mais clara. Esse é o ‘rosto perfeito’ para o Endrick, segundo a @TNTSportsBR. Isso aqui tem nome: eugenia, algo muito popular nos primeiros 45 anos do século XX na Europa…”, escreveu ele. Já no Instagram, muitas pessoas não viram razão para tal brincadeira. “O menino é perfeito! Pra que fazer isso? Sem falar que ficou péssimo!”, observou um internauta. “Mano, os caras perderam qualquer noção. Isso é RACISMO EXPLÍCITO!”, disse uma outra pessoa. Até o momento a emissora não se pronunciou sobre as acusações.
O post Canal esportivo é acusado de racismo contra Endrick apareceu primeiro em EM OFF.