Comitê Olímpico tira medalha de americana e condecora ginasta romena após polêmica

Romena retorna ao pódio após revisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) e retira medalha de americana

Publicado em 10/08/2024 15:11
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O pódio do solo na ginástica artística que rendeu uma medalha de ouro para Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 sofreu uma alteração, dias após a condecoração, neste sábado (10). Após a Federação Romena de Ginástica (FRG) entrar com um recurso para conquistar a medalha de bronze, a atleta americana Jordan Chiles perdeu sua premiação, enquanto a romena Ana Maria Barbosu, agora, completa o pódio na terceira colocação.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) determinou que a equipe dos Estados Unidos pediu o recurso da nota após ultrapassar o tempo regulamentar na final de solo. Com isso, Jordan Chiles não terá sua nota aumentada e Ana Maria Barbosu retornou ao pódio — a romena já estava comemorando quando descobriu que perdeu o bronze, o que gerou uma grande polêmica.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com a revisão de nota revertida, a nota atualizada de Chiles foi de 13.666. A pontuação coloca a colega de equipe de Simone Biles em quinto lugar. Atrás de Rebeca Andrade (14.166), Simone Biles (14.133), Ana Barbosu (13.700) e a também romena, Sabrina Maneca Voinea (13.700). No comunicado publicado nas redes sociais, a Federação confirma a admissão parcial do pedido da FRG no caso “FRG e Barbosu x Federação Internacional de Ginástica (FIG)”.

O recurso aplicado para revisão da nota de Maneca Voinea, não foi aceito pelo CAS. Após a notícia, nas redes sociais, a americana Jordan Chiles revelou que irá se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental.

Leia o comunicado na íntegra:

“Com um olho rimos, com outro choramos. Na sequência das submissões apresentadas ao CAS pela FRG e COSR, o Tribunal Arbitral do Desporto decidiu que a medalha de bronze deveria ir para Ana Maria Bărbosu. A Federação Romena de Ginástica, representada pelo escritório de advocacia especializado em direito desportivo, Gherdan si Asociatii SCA, através do advogado coordenador Sabin Gherdan e dos advogados Călina Tejan e Raul Ștefan Celmare, após um esforço coletivo de cinco dias e quatro noites, comunica o dispositivos da reunião TAS no caso:

FRG, Bărbosu, vs. Federação Internacional de Ginástica:

2.⁠⁠⁠ O recurso interposto por Jordan Chiles foi interposto fora do prazo de 1 minuto previsto no art. 8.5 do Regulamento Técnico da FIG e é considerado sem efeito.

3.⁠⁠⁠ A pontuação original de 13.666 atribuída ao atleta Jordan Chiles na final é restabelecida.

4.⁠⁠⁠ A Federação Internacional de Ginástica determinará a classificação da final e concederá as medalhas de acordo com a decisão acima.

Alemanha, Voinea, vs. Federação Internacional de Ginástica:

Com esta decisão, Ana Maria Bărbosu obtém a medalha de bronze enquanto Sabrina Maneca Voinea termina a competição na 4ª posição. Parabéns às nossas duas ginastas pelo resultado especial obtido nos Jogos Olímpicos de Paris!”, disse o advogado Sabin Gherdan.”

O post Comitê Olímpico tira medalha de americana e condecora ginasta romena após polêmica apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio