Como descobrir se uma mulher é psicopata? Especialistas apontam indicação óbvia

A análise aponta que existe uma maneira óbvia de distinguir mulheres normais, das seriamente psicopatas por um simples gesto

Publicado em 10/05/2024
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma nova pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade do Novo México descobriram que as mulheres que mantêm a cabeça imóvel por longos períodos de tempo são frequentemente psicopatas. A análise aponta que existe uma maneira óbvia de distinguir mulheres normais, das seriamente psicopatas – se elas movem a cabeça quando falam.

“Os comportamentos não-verbais (ou seja, a dinâmica da cabeça) representam uma forma de comunicação importante, ainda pouco estudada, que pode melhorar a nossa capacidade de detectar certas formas de psicopatologia, incluindo psicopatia”, disseram os autores do estudo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Usando um algoritmo de detecção automatizado, a equipe de pesquisa determinou que as mulheres que mantêm a cabeça perfeitamente imóvel ou com “movimento mínimo” durante uma conversa possuem altos níveis de propensão psicopática.

“Aqui utilizamos uma técnica automatizada para detectar, extrair e analisar a posição e a dinâmica da cabeça em relação aos traços psicopáticos em uma amostra de mulheres encarceradas”, disseram os cientistas. Para realizar o estudo, os analistas avaliaram as tendências não-verbais de 213 presidiárias.

As participantes tinham idades entre 21 e 57 anos e foram detidas em uma unidade correcional de segurança média e máxima nos Estados Unidos. Os pesquisadores definiram “traços psicopáticos” como uma combinação de disfunções interpessoais, como manipulação, mentira patológica, insensibilidade, falta de remorso, impulsividade, irresponsabilidade e versatilidade criminosa.

Os responsáveis pela análise observaram entrevistas gravadas em vídeo de cada mulher do estudo. “A posição da cabeça foi extraída quadro a quadro das entrevistas”, explicaram os autores. As posições da cabeça em cada cena foram categorizadas em uma das três partições de movimento identificadas: movimento mínimo, moderado e extremo.

Com a ajuda dos algoritmos de rastreamento de cabeça, especialistas no Novo México descobriram que presidiárias com níveis mais elevados de psicopatia mantinham a cabeça mais imóvel durante as entrevistas policiais.

Quanto menos movimento, mais psicopata

A investigação também incluiu um exame “Hare Psychopathy Checklist – Revised” – uma avaliação comum desenvolvida na década de 1970 pelo psicólogo canadense Robert D. Hare. A lista de verificação de 20 itens mediu as tendências antisociais dos participantes de 1 a 40 – quanto menor a pontuação, melhor. As pessoas que obtêm pontuação igual ou superior a 30 são consideradas psicopatas.

Os homens também não fogem dessa métrica – as descobertas misteriosas estão alinhadas com estudos anteriores sobre homens presos, que descobriram que os homens que firmam suas cabeças também são frequentemente psicopatas. Mas, surpreendentemente, as mulheres psicopatas são mais comuns do que a maioria imagina.

Não subestime

Clive Boddy, professor da Universidade Anglia Ruskin especializado em psicopatia corporativa, sugeriu recentemente que as mulheres psicopatas provavelmente passam despercebidas devido ao preconceito de gênero na sociedade. Julie Aitken Schermer, professora de psicologia na Western University em Londres, Ontário, postula que os homens muitas vezes são simplesmente mais abertamente malucos.

Em um relatório recente, ela sugeriu que caras com afinidades inexplicáveis por seus carros barulhentos e desajeitados têm muito mais probabilidade de serem psicopatas. “O desejo por um carro barulhento com silenciador modificado”, escreveu Schermer, “é previsto por ser homem e com pontuações mais altas em psicopatia e sadismo”.

O post Como descobrir se uma mulher é psicopata? Especialistas apontam indicação óbvia apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio