Conheça os riscos à saúde do peeling de fenol que matou empresário

Dermatologista reforça que procedimento com peeling de fenol só pode ser feito por profissionais de saúde devido a riscos cardíacos

Publicado em 10/06/2024
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A morte de Henrique Chagas, de 27 anos, na última semana após realizar um procedimento estético com peeling de fenol na clínica de estética da influenciadora Natalia Becker na Zona Sul de São Paulo, chocou o país. Dada a repercussão do caso, a comunidade de dermatologia ressaltou em comunicado que a técnica só pode ser realizada por profissionais de saúde devido aos riscos cardíacos.

A dona da suposta clínica não tinha sequer formação como esteticista, de acordo com a Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (Anesco). O raso conhecimento da influenciadora veio por meio de cursos de micropigmentação, um procedimento usado para delinear e corrigir falhas, por exemplo, em sobrancelhas e lábios.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Além disso, Natalia Becker confirmou em entrevista não ter solicitado nenhum exame prévio ao empresário, que morreu no dia 3 de junho, minutos após ser submetido ao procedimento. “A gente não pede exame, não sou médica para pedir exame”, disse ela. A influenciadora também apontou que sua clínica não tem equipamentos de monitoramento cardíaco: “A gente tem aparelho de pressão, só, e o oxímetro que fala, né? Não tem aparelho cardiológico porque não é uma clínica médica”.

O que é o peeling de fenol?

Na técnica, o fenol penetra na camada mais superficial da pele (epiderme), causando a necrose daquela “antiga pele” e induz uma reação inflamatória nas camadas mais internas da pele, como a derme. Ele estimula a produção de colágeno e consequentemente “nasce” uma pele mais rejuvenescida.

Quais os riscos desse procedimento?

A dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alertou sobre os riscos do procedimento, em entrevista à CNN Brasil. A especialista enfatizou a necessidade de monitoramento cardíaco durante o procedimento, uma vez que o contato do fenol com a pele pode causar alterações no eletrocardiograma e levar a arritmias cardíacas, o que não foi feito com Henrique Chagas.

Ela reforçou que o peeling de fenol não deve ser realizado por esteticistas, mas sim por profissionais de saúde capacitados para lidar com os riscos envolvidos. “O peeling de fenol é um procedimento que deve ser realizado por médicos dermatologistas. Ele tem a capacidade de coagular proteínas, ou seja, fazer uma destruição tecidual de toda a epiderme e até a derme mais profunda dos indivíduos que recebem esse procedimento”, explicou a médica.

Quando o peeling de fenol não é indicado?

O procedimento ainda é contraindicado para pessoas que têm problemas em órgãos como rins e fígado, em razão do alto grau de toxicidade renal ou hepática. Segundo especialistas, uma grande porcentagem do produto aplicado é absorvida pelo corpo e eliminado pelos rins e fígados. Além disso, não é indicado em pessoas com peles mais escuras ou com alta taxa de melanina, e pacientes que sofrem de problemas no coração.

Procurado para tratar rugas, o processo também tem eficácia contra melasma e no tratamento de acne, entretanto o resultado não é tão impactante como nos casos de envelhecimento. Por ser um tratamento estético que necessita de altos cuidados, seu preço pode chegar até os 30 mil reais.

Influenciadora revelou não saber dos riscos

A investigação sobre a morte de Henrique Chagas busca esclarecer as circunstâncias do ocorrido e determinar se houve negligência ou falha no procedimento realizado na clínica de estética. À polícia, a influenciadora revelou ter aprendido a técnica em um curso on-line. Ademais, também revelou não conhecer riscos do procedimento: “Não existe caso de morte de fenol, nada na literatura. Não tem nada falando que eu não poderia aplicar”.

Homicídio doloso

Natalia foi indiciada por homicídio doloso. Ela se apresentou à Polícia Civil em 5 de junho, dois dias após a morte de Henrique, e prestou depoimento por cerca de duas horas. Em pronunciamento a jornalistas, Natalia lamentou a morte do paciente e disse que tem vivido dias difíceis.

“Eu tô muito triste pelo que ocorreu, jamais quis prejudicar ninguém. Sinto muito pela família dele. Acabou com a minha vida isso. Eu jamais tive a intenção de prejudicar ele”, disse a influencer.

O post Conheça os riscos à saúde do peeling de fenol que matou empresário apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio