
Você sabia que o português que falamos no Brasil tem muita influência de palavras de origem africana? O motivo é simples, durante o período colonial, os negros foram trazidos da África como escravos para trabalhar em lavouras e com isso trouxeram junto a religião – o candomblé – e sua vasta cultura, que inclui as comidas, a música, o modo de ver a vida e muito dos seus mitos e lendas.
Veja também:
D23 estreia no Brasil e promete reunir 45 mil pessoas em SP com atrações exclusivasConheça os perigos de usar VPN no seu celularTwitter banido? Saiba redes sociais similares que você pode usarAlém da cultura, os povos de origem africana trouxeram também as línguas e dialetos que falavam, que por incrível que pareça, sobreviveu ao tempo. Os povos bantos, que habitavam o litoral da África, falavam diversas línguas (como o quicongo, o quimbundo e o umbundo). Muitas palavras que nós usamos frequentemente vieram desses idiomas. Como por exemplo: “Bagunça”, “curinga”, “moleque“, “dengo”, “gangorra”, “cachimbo”, “fubá”, “macaco”, “quitanda”.
Você se engana ao pensar que parou por aí. O vocabulário com raízes africanas é enorme. Muitas delas vêm de diferentes povos do continente, como os jejes e os nagôs (que falavam línguas como o fon e o ioruba). Palavras como “acarajé”, “gogó”, “jabá” e muitas outras passaram a fazer parte do nosso vocabulário, foram incorporados à nossa cultura. Em geral, trata-se de nomes ligados à religião, à família, a brincadeiras, à música e à vida cotidiana.
Outra palavra que utilizamos muito é “Bunda”, que também foi incorporado em nossa cultura. Se não fosse por ela, teríamos que dizer “nádegas”, que é efetivamente o termo português para essa parte do corpo humano. Da mesma maneira, em vez de “cochilar”, teríamos que dizer “dormitar”. Em vez de “caçula”, usamos uma palavra bem mais complicada: “benjamim”.
A verdade é que utilizamos tantas palavras africanas que nem reparamos na sua origem. Quer ver? O que seria do Brasil sem o “samba”? E tem mais: “cachaça”, “dendê”, “fuxico”, “berimbau”, “quitute”, “cangaço”, “cambada”, “quiabo”, “senzala”, “corcunda”, “batucada”, “zabumba”, “bafafá”, “babá”, “beleléu”, “axé”, entre muitas outras.
O post Descubra o significado real dessas palavras que você usa todos os dias apareceu primeiro em EM OFF.