Os Estados Unidos podem até ter sido o primeiro país a chegar à Lua, e isso não significa que eles tenham qualquer direito sobre ela. A propriedade da Lua é, de verdade, muito mais complicada do que você possa imaginar. De princípio, a resposta é muito simples: ninguém é o dono da lua. Mas o que nem todos sabem é que hoje existe um tratado mundial que rege sobre a propriedade da Lua e ainda de outros corpos celestes.
Adotado pelas Nações Unidas nos anos de 1967, o Tratado do Espaço Exterior fala sobre como os estados poderiam e deveriam agir no espaço, já que a tecnologia passou a permitir novas possibilidades de exploração. Segundo a Live Science, esse tratado foi o primeiro documento legal com o objetivo de regulamentar a exploração espacial, afirmando que nenhuma nação poderia reivindicar soberania sobre a Lua.
No artigo tem a seguinte informação: “O espaço, incluindo a Lua e outros corpos celestes, não está sujeito à apropriação nacional por reivindicação de soberania, por meio de uso ou ocupação, ou por qualquer outro meio”. E os indivíduos particulares? Tem pessoas que tentaram vender partes da Lua, alegando serem donos dela. Ainda segundo a Live Science, o presidente do Hayden Planetarium, em Nova York, tentou vender pedaços da lua por 1 dólar, no ano de 1955.
O post Descubra quem é o dono da lua? A resposta é surpreendente! apareceu primeiro em EM OFF.