
Parece que a Rede Globo acabou de entrar na mira do bilionário estadunidense Elon Musk e ele mostrou que dinheiro não é problema. No último sábado (20), um usuário da rede social X, antigo Twitter, fez uma publicação em que pedia para que o dono do site comprasse a emissora dos Marinho. De acordo com o internauta, só assim o Brasil poderia ser salvo da “emissora demoníaca” e isso acabou chamando a atenção do dono da empresa Space X.
Veja também:
Ex-galã da Globo, Julio Rocha rebate críticas por carreira de influenciador e quer voltar às novelasRegina Duarte quebra o silêncio sobre possível retorno às novelas da GloboBarraco, dedo na cara e crise de audiência: "Vale Tudo" continua sendo dor de cabeça na Globo; confira os números!O pedido partiu de um usuário chamado Joaquim Teixeira, que usou uma foto do esgoto saindo do logotipo da Rede Globo para ilustrar seu ponto de vista. “Boa tarde, @elonmusk. O grande problema do Brasil se chama TV GLOBO ou globo lixo, como é conhecida por aqui. Você poderia facilmente gastar alguns dólares, comprar esta emissora demoníaca e salvar nosso país”, pediu o usuário da X. A resposta de Elon Musk chegou na tarde deste domingo (21) e o empresário mostrou interesse: “Quando isso custaria?”, perguntou.
Depois que a troca de mensagens entre Elon Musk e o usuário da X viralizou na web, muitos internautas fizeram questão de recusar a oferta e deixar claro que não gostariam que ele comprasse a Rede Globo. “MEU DEUS, NÃO”, escreveu uma pessoa. “Misericórdia, o Elon vai tornar a TV Globo num ninho de conservadores malucos, só vai ter programa de tiro e gente xingando as minorias, defendendo que isso é a verdadeira ‘Liberdade de Expressão’”, imaginou um internauta. “Alguém mantenha esse homem longe da América do Sul, por favor”, pediu um usuário.
Por mais que a compra da emissora brasileira tenha entrado no radar do dono do antigo Twitter, resposta para esta pergunta é: Não, não pode. Isso acontece porque o artigo 222 da Constituição Federal Brasileira de 1988 proíbe que estrangeiros comprem empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens. De acordo com a lei, somente brasileiros natos ou pessoas naturalizadas brasileiras há mais de 10 anos podem fazer isso. Fora isso, segundo a legislação vigente, as empresas brasileiras de TV aberta não podem ter mais de 30% do capital composto por indivíduos ou empresas estrangeiras.
O post Elon Musk pode comprar Rede Globo; entenda apareceu primeiro em EM OFF.