No total, 12 pessoas morreram em uma queda de avião, depois, mais seis morreram nos dias seguintes, após uma avalanche atingir os destroços da aeronave e ainda 11 pela escassez de alimentos e devido as condições críticas. Foram 16 os sobreviventes que integravam um time de rúgbi, e eles tiveram que se alimentar dos corpos mortos para aguentar até o resgate, que demorou mais de dois meses. O uruguaio Roberto Canessa, contou em entrevista para a BBC.
Roberto hoje é um médica cardiologista bem-sucedido cardiologista e contou em um livro chamado I Had to Survive: How a Plane Crash in the Andes Inspired My Calling to Save Lives (“Eu tinha que sobreviver: como um acidente de avião nos Andes inspirou minha vocação para salvar vidas”, em tradução livre). Tudo o que aconteceu.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
O triste episódio ainda inspirou o filme Vivos, lançado nos anos de 1993, em que o médico é interpretado pelo ator Josh Hamilton. O resgate aconteceu dois meses depois da tragédia. Roberto tinha 19 anos na época da quade do avião, ele e um colega caminharam por 11 dias até encontrar uns pastores no pé da cordilheira.
A aeronave caiu quando seguia viagem de Montevidéu para Santiago, no mês de outubro do ano de 1972. O piloto do avião teve que fazer um pouso de emergência em um vale depois de uma forte turbulência em meio a uma tempestade.
O post Grupo “come” amigos para sobreviver, após acidente aéreo no Chile apareceu primeiro em EM OFF.