O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma condição considerada grave onde a pessoa acometida tem pensamentos e sensações indesejadas frequentes (obsessões) que a levam a realizar comportamentos repetitivos (compulsões). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), encontra-se entre as 10 maiores causas de incapacitação das pessoas.
Os comportamentos repetitivos podem interferir significativamente nas interações sociais e na execução de tarefas diárias. O TOC geralmente é uma condição vitalícia (crônica), mas os sintomas podem ir e vir com o tempo. Todo mundo experimenta obsessões e compulsões em algum momento.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Por exemplo, é comum verificar ocasionalmente o fogão ou as fechaduras. Mas o TOC é mais extremo. Pode levar horas do dia de uma pessoa. Isso atrapalha a vida e as atividades normais. As obsessões da doença mental são indesejadas e as pessoas com com a condição não gostam de realizar comportamentos compulsivos.
O TOC pode afetar qualquer pessoa
A idade média para o início da manifestação dos sintomas é aos 19 anos. Cerca de 50% das pessoas com TOC começam a apresentar sintomas na infância e adolescência. Em contrapartida, é raro alguém desenvolver TOC após os 40 anos.
Quais são os sintomas do TOC?
Os principais sintomas do TOC são obsessões e compulsões que interferem nas atividades normais. Por exemplo, os sintomas muitas vezes podem impedir a pessoa de chegar ao trabalho na hora certa. Ou ela pode ter problemas para se preparar para dormir em um período de tempo razoável. A pessoa com a condição pode saber que esses sintomas são problemáticos, mas não pode evitá-los.
Obsessões do TOC
As obsessões, que são pensamentos ou imagens mentais indesejadas e intrusivas que causam intensa ansiedade. As pessoas com TOC não conseguem controlar esses pensamentos e em sua maioria nota-se que esses pensamentos são ilógicos ou irracionais. Estão entre eles:
Compulsões do TOC
As compulsões são ações repetitivas que você sente que precisa realizar para aliviar ou se livrar das obsessões. Pessoas com TOC não querem realizar esses comportamentos compulsivos e não sentem prazer com eles. Mas eles sentem que precisam realizá-los ou sua ansiedade piora. No entanto, as compulsões só ajudam temporariamente. As obsessões logo voltam, provocando o retorno às compulsões. Entre eles, se caracterizam:
Tratamentos para o TOC
Embora o TOC possa ser uma condição crônica, o tratamento está disponível e pode ajudar a gerenciar os sintomas de forma significativa. Opções de tratamento incluem:
O post Já ouviu falar de TOC? Saiba como identificar se você tem o transtorno apareceu primeiro em EM OFF.