Na tarde da última sexta-feira (16), a Jovem Pan causou polêmica nas redes sociais ao relacionar a população negra com macacos. A situação aconteceu durante o programa “Pânico”, enquanto o humorista André Alba fazia comentários sobre o filme “American Fiction” e as críticas que o longa metragem traz. Entretanto, ao citar a forma como os negros são visto no filme, a câmera saiu do comentarista e foca no mascote do programa, que é um macaco, fazendo a “piada” racista.
Na gravação, André Alba chamou os ativistas da causa negra de “turma da lacração” e afirmou que a revista ‘Veja!’ lançou uma edição em que a capa diz que eles estão “passando dos limites”. “Esse filme, ‘American Fiction’, faz a crítica de uma vertente desse pensamento ‘Woke’ e ele é muito bem feito”, disse o comentarista da Jovem Pan. De acordo com a BBC, esta linha de pensamento indica as posturas políticas que uma pessoa mais se identifica.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
André Alba então indicou o filme aos espectadores e contou que o longa esta concorrendo a algumas categorias do Oscar. “É um filme que fala de como essa agenda vê, por exemplo, os negros”, explicou ele. No mesmo instante, a câmera foi cortada para um homem fantasiado de macaco. Até mesmo o apresentador do “Pânico Jovem Pan”, Emílio Surita, notou a “brincadeira” de mal gosto do operador de câmera. “Agora ele está fazendo essa graça aí com o macaco. Tira o macaco aí, po”, pediu ele.
Não demorou muito para que os internautas notassem a comparação racista feita pelo programa e se revoltassem. “E os ofendidos são uns exagerados na visão dessa gente”, observou um usuário da X, antigo Twitter. “Vamos ver qual será o malabarismo da emissora e da extrema-direita para defender mais esse caso deplorável”, disse uma pessoa. Outras pessoas ainda marcaram o ministro de direitos humanos, Silvio de Almeida, e a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, na publicação.
O post Jovem Pan gera revolta ao comparar negros a macacos apareceu primeiro em EM OFF.