O que é botulismo, doença contraída por brasileira e que deixa divida milionária

Brasileira estava fazendo um intercâmbio quando contraiu a bactéria que causa o botulismo e agora acumula divida milionária

Publicado em 16/04/2024
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma brasileira de 23 anos contraiu uma bactéria rara e desenvolveu botulismo, uma doença neurológica grave, durante um intercâmbio em Aspen, nos Estados Unidos. Claudia de Albuquerque Celada respira apenas com a ajuda de aparelhos, após quase dois meses internada e além do estado crítico da jovem, a família enfrenta um outro grande problema.

Nos Estados Unidos não existe nenhum sistema público de saúde, como o SUS (Sistema Nacional de Saúde) no Brasil, por isso toda assistência médica pela qual a brasileira tem sido submetida é de forma particular. Com isso, a família da jovem estima que os gastos com hospitalização esteja acima de R$ 5 milhões. Para trazê-la de volta ao Brasil, será necessário um voo em ambulância aérea, com todo o suporte que ela precisa. Para o transporte estima-se um custo adicional de mais de R$ 1 milhão.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Achamos que a recuperação perto da família e dos amigos é muito mais rápida. Comparando os custos entre ficar aqui e voltar ao Brasil, o retorno ainda sai mais barato”, explica a irmã de Claudia, Luisa Albuquerque Celada, em entrevista ao jornal O Globo. Ela ainda conta que os médicos não sabiam como tratar a doença, que é extremamente rara. A maioria dos profissionais de saúde nunca tratou um caso de botulismo durante a carreira.

O que é o botulismo?

O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A pessoa é infectada quando o agente etiológico entra no organismo por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados, segundo informações disponibilizadas no site do Ministério da Saúde.

A suspeita é de que Claudia tenha sido infectada por uma refeição pronta de mercado. Apesar da complexidade da doença, os médicos acreditam na recuperação completa da brasileira. Ela foi internada em fevereiro de 2024 e recebeu o diagnóstico de botulismo após 15 dias.

A partir da segunda semana hospitalizada, começou a apresentar pequenas melhoras dos movimentos dos pés, e segundo a família, a cada semana ela se recupera um pouco mais. Apesar disso, ela necessita de auxílio de um ventilador pulmonar. A família agora busca ajuda para trazer Claudia de volta ao Brasil. Para arrecadar o valor, familiares e amigos lançaram uma vaquinha on-line.

Incubação e sintomas

O período de incubação varia de algumas horas até oito dias. Sua duração está diretamente associada à quantidade de toxina liberada no organismo. Os principais sintomas são visão dupla e embaçada, fotofobia (aversão à luz), ptose palpebral (queda da pálpebra), tonturas, boca seca, intestino preso e dificuldade para urinar.

À medida que a intoxicação evolui, o comprometimento progressivo do sistema nervoso se manifesta na dificuldade para engolir, falar e de locomoção. O mais grave de todos os sintomas do botulismo é a paralisia dos músculos respiratórios, que pode ser fatal.

Tratamento

O paciente acometido com botulismo exige internação hospitalar para terapia de suporte e controle das complicações, especialmente dos problemas respiratórios, que podem ser letais. O processo de recuperação é lento e depende de como o sistema imunológico reage para eliminar a toxina. Quanto ao uso de medicamentos, antibióticos não são eficazes para reverter o quadro, mas a aplicação de soro antibotulínico pode evitar que a toxina circulante no sangue alcance o sistema nervoso.

O post O que é botulismo, doença contraída por brasileira e que deixa divida milionária apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio