O que é o glaucoma? Doença que fez o cantor Marrone ser internado às pressas

Marrone, da dupla sertaneja de Bruno, teria passado por uma operação de emergência nesta segunda-feira (17)

Publicado em 17/06/2024 19:26
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta segunda-feira (17), o cantor Marrone, da dupla de Bruno, foi internado às pressas e submetido a uma cirurgia de emergência em um hospital de Goiânia. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa aos veículos de imprensa e detalhes do diagnóstico do cantor foram revelados.

De acordo com a equipe do sertanejo, ele descobriu um glaucoma nas vistas – doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira, segundo o Ministério da Saúde.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Doença perigosa e silenciosa

O glaucoma é uma doença que pode levar à cegueira, visto que não apresenta sintomas muito aparentes, o que faz com que muitos pacientes só sejam diagnosticados quando estão em um quadro avançado, assim como aconteceu como Marrone. Por isso, entender o que é glaucoma é o primeiro passo para preservar a saúde de seus olhos.

Maior causa de cegueira

De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é a doença que mais causa cegueira irreversível no mundo. A estimativa é de que a enfermidade afete 111,5 milhões de pessoas até 2040. A doença costuma ser mais comum em indivíduos com mais de 40 anos, que devem se consultar com um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

De maneira mais simplificada, há dois tipos principais de glaucoma: o de ângulo aberto e o de ângulo fechado. O primeiro é o mais prevalente e se caracteriza pela ausência de dor e demais sintomas, enquanto o segundo é menos frequente e pode causar vermelhidão nos olhos. Existem outros subtipos de glaucoma, menos comuns.

Quais são os seus sintomas?

Os sintomas de glaucoma dependem muito do tipo desenvolvido pela pessoa. Em se tratando do glaucoma congênito, é comum que as alterações sejam percebidas nos primeiros meses de vida, como a nebulosidade localizada na parte da frente dos olhos, aumento de tamanho de um ou dos dois olhos, sensibilidade à luz, olho vermelho e lacrimação.

No glaucoma de ângulo aberto, que é mais comum, a maioria das pessoas não apresenta sintomas até que a doença evolua para o começo da perda de visão. Vale ressaltar que a perda de visão periférica ou a visão tubular acontece de modo gradual.

Quanto ao glaucoma de ângulo fechado, os sintomas incluem dor súbita e intensa no olho, vermelhidão nos olhos, visão embaçada, olhos com aparência inchada, náusea e vômito. É necessário dar atenção ao fato de que os sintomas podem surgir entre um intervalo e outro, ou repentinamente.

Quais são as suas causas?

Da mesma forma que acontece com as doenças genéticas raras, o glaucoma está associado a uma combinação entre fatores genéticos e de ambiente. No caso do glaucoma congênito, quando a criança nasce com o problema, ele é herdado da mãe no período da gestação e deve ser tratado por equipe médica especializada imediatamente.

Apesar de a doença estar, quase sempre, associada ao aumento da pressão intraocular (dentro do olho), é necessário dizer que ela não necessariamente causa a lesão do nervo óptico — principal fator causador da enfermidade.

No geral, essa pressão ocorre devido ao acúmulo de um líquido conhecido como humor aquoso, cuja produção se dá na área anterior do olho ou por conta de uma deficiência no processo de drenagem do seu canal. O bloqueio do humor aquoso dentro do olho eleva a pressão ocular, causando danos ao nervo óptico. Existem alguns fatores que podem provocar o aumento do risco de glaucoma, tais como:

Tratamento

O tratamento do glaucoma depende do tipo desenvolvido pelo paciente, sendo que a sua finalidade é diminuir a pressão ocular. Para o glaucoma de ângulo aberto, geralmente, o tratamento é feito com colírios ou, ainda, com pílulas específicas para isso. Nos quadros mais avançados, pode ser que o paciente necessite do tratamento a laser que visa desobstruir a circulação do humor aquoso.

O glaucoma de ângulo fechado é considerado uma emergência médica que deve ser tratada com o uso de pílulas, colírios e medicação intravenosa que juntos baixam a pressão intraocular. Se o tratamento não gerar uma resposta positiva, a pessoa é encaminhada para a cirurgia de iridotomia, que aplica um laser para fazer a abertura de um novo canal na íris, o que alivia a pressão e controla o problema.

E por último, o glaucoma congênito também é tratado como emergência, já que pode deixar a criança cega. Assim, o tratamento mais eficiente é uma cirurgia que promove a desobstrução das câmaras do ângulo. O procedimento é realizado com anestesia geral, trazendo mais segurança e conforto para o paciente.

O post O que é o glaucoma? Doença que fez o cantor Marrone ser internado às pressas apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio