Muitos acreditam que não há nenhum alimento, consumido de forma moderada, que não possa fazer parte de uma alimentação saudável, inclusive o álcool. Seja vinho, cerveja ou seu coquetel preferido, beber pode realmente contribuir para alguns benefícios à saúde, desde que seja feito com moderação. Mas o que exatamente acontece quando você bebe o recomendado de uma taça de vinho por dia?
A prática vem se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros, que consomem em média 2,7 litros por ano, de acordo com dados da ISWR, especialista no mercado de bebidas. Segundo a nutricionista Andrea Mosquera, a bebida pode sim trazer diversos benefícios para o corpo e a mente.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Por décadas, pesquisas têm surgido sobre os benefícios saudáveis do vinho para o coração. Os compostos antioxidantes do vinho podem ajudar a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo, o que pode diminuir o risco de aterosclerose, doença cardíaca coronária e derrame. Pensando nisso, a profissional selecionou as principais vantagens que uma taça diária de vinho pode oferecer. Confira, a seguir:
Estudos recentes mostram que o consumo moderado de vinho tinto está associado a uma menor incidência de doenças cardíacas. Os antioxidantes presentes na sua composição, como os polifenóis e o resveratrol, podem ajudar a proteger o coração e melhorar a função dos vasos sanguíneos.
O vinho contém antioxidantes naturais que ajudam a combater os radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas e retardando o envelhecimento celular. Isso contribui para a proteção contra diversos problemas degenerativos. Também são boas fontes de quercetina, um polifenol que fortalece o sistema imunológico.
Assim como muitas frutas, o vinho é rico em flavonóides, compostos que possuem ações anti-inflamatórias, hormonais e antialérgicas. Além disso, eles também são responsáveis por diminuir o nível de LDL, considerado o colesterol “ruim”, e aumentam os níveis de HDL, considerado o “bom” colesterol.
Você provavelmente se sente mais relaxado ao tomar uma taça de vinho. Na verdade, há algumas pesquisas por trás dos efeitos de redução do estresse do vinho. Um composto do vinho tinto, chamado resveratrol, é responsável por muitos dos benefícios anti-inflamatórios do vinho.
Segundo o EatingWell, uma pesquisa de 2019 na revista Neuropharmacology descobriu que o resveratrol pode ter efeitos antiestresse ao bloquear enzimas no cérebro que levam a comportamentos semelhantes à depressão e ansiedade. Outra revisão de estudos descobriu que o consumo moderado de vinho (uma taça por dia para mulheres e duas taças por dia para homens) foi associado a um risco 32% menor de depressão.
O post Saiba quais são os benefícios de se tomar uma taça de vinho todos os dias apareceu primeiro em EM OFF.