Você sabia que o figo não é fruta e nem planta. Saiba porque

As vespas-do-figo são responsáveis por alimentar o figo, cujo pólen fica em sua parte interna.

Publicado em 18/01/2024
Por Em Off
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O figo não é aquilo que você pensa que é: ele não é uma fruta e sim, uma flor invertida que possui um sistema para digerir a vespa-do-figo. Contudo, ele não é considerado uma planta carnívora, pois esse processo de digestão é um sistema de defesa, disse Paulo Minatel Gonella, professor da UFSJ. Para que o figo crie sementes férteis na natureza, ele precisa ser polinizado. Porém, como seu pólen fica na parte interna, somente a vespa-do-figo consegue acessá-lo por meio de uma abertura na flor.

Por que o figo não é uma planta carnívora? Por viverem geralmente em solos pobres de nutrientes, elas capturam os insetos por uma fonte de complementação, muito de nitrogênio e fósforo, os nutrientes fundamentais para que elas sobrevivam, explicou Gonella.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

E no caso do figo, a digestão da vespa não ocorre como uma complementação de sua alimentação e sim, como um mecanismo de defesa, para que ela se proteja contra uma “proliferação excessiva de um inseto que é importante para ela, mas que, se proliferar demais, pode ser prejudicial”, diz ele.

E os veganos podem comer figos? Sim, pessoas veganas podem comer figos. Esse produto chega na mesa do brasileiro depois de se reproduzir de uma forma diferente do figo na natureza, não precisando mais da polinização. Os figos são ensacados durante o seu desenvolvimento, evitando que vespas entrem e que os pássaros se alimentem com eles.

O post Você sabia que o figo não é fruta e nem planta. Saiba porque apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio