Entenda o caso

Claudia Raia é criticada nas redes sociais após ser mencionada em um projeto beneficiado pela Lei Rouanet

Atriz chegou a desativar os comentários de algumas postagens e internautas entraram no perfil de seus patrocinadores no Instagram para criticar a parceria

Publicado em 18/02/2023
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A vida da atriz Claudia Raia não tem sido fácil nas últimas semanas. No final de janeiro, a atriz foi detonada nas redes sociais após o Ministério da Cultura autorizar a captação de R$ 5 milhões por meio da Lei Rouanet.

A referida Lei, criada em 1991, no governo Fernando Collor, permite incentivos fiscais a pessoas físicas e empresas privadas patrocinadoras de produtos ou serviços na área da cultura.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Segundo informações disponibilizadas no Diário Oficial da União, o projeto tem por objetivo a pesquisa, a montagem e a manutenção de dois espetáculos produzidos e encenados por Raia. Ela apresentou a proposta de uma “atividade formativa de 40 horas sobre prática das artes cênicas e o mercado profissional para atores”.

A artista foi bombardeada de críticas em seu perfil no Instagram após vazar o caso na mídia. “Lei Rouanet é para ajudar atores em início de carreira, não quem está com a vida pronta”, disse um dos internautas, criticando a aprovação do projeto pela Lei.

As críticas aumentaram na semana passada, quando a atriz deu a luz ao terceiro filho e primeiro com Jarbas Homem de Mello, seu atual companheiro. Após a atriz revelar a novidade, vários perfis de notícias republicaram a informação no Instagram. Nos comentários, vários internautas atacaram Raia: “Já nasceu com R$ 5 milhões da Lei Rouanet”, “O menino deveria se chamar Luca Rouanet“, dispararam.

A atriz chegou a desativar os comentários de várias postagens por conta das críticas. Os internautas chegaram a entrar no perfil de alguns patrocinadores para criticar a parceria.

A Lei Rouanet permite que projetos avaliados e aprovados captem recursos de iniciativa privada, incentivando que as empresas invistam em projetos, recebendo em contrapartida desconto em impostos.

O imbróglio está no objetivo inicial da Lei, que foi criada para dar suporte e abrir oportunidade para artistas considerados de pequeno porte ou em início de carreira possam desenvolver suas próprias produções e se manterem no mercado de trabalho.

Os internautas vem pressionando para que as empresas direcionem seus investimentos dentro dos parâmetros da lei e que parem de exigir a presença de famosos nas produções, como os próprios internautas vem apontando.

Se Cláudia Raia vai seguir com o projeto ou suspende-lo ainda não há certeza, mas a discussão quanto à Lei Rouanet dentre a população usuária da internet está a todo vigor.

Resta esperarmos pelo desenrolar das discussões e se haverá adaptação da lei após tal exposição da questão.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio