Elvis Presley, ou melhor o rei do rock, tornou-se admirado e famoso por todos. Entretanto, uma das suas mais espetaculares performances diante do palco, não era tão aceita por John Lennon, assim como para os integrantes dos Beatles. Todos do grupo fizeram o possível para não imitar a maneira de Presley dançar no palco.
Além disso, John sentiu que Mick Jagger replicou o movimento de Presley nos shows dos Rolling Stones, o famoso “chacoalhar e remexer os quadris”, que ele não suportava, era mais uma maneira para não querer imitá-lo.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Em uma entrevista de 1971 com a Rolling Stone, John Lennon fez alguns comentários surpreendentes sobre Presley. O Rei do Rock era conhecido por girar os quadris, um ato que muitas pessoas consideravam sexual demais nos anos 50.
Inicialmente, os Beatles tinham algumas brincadeiras interessantes. “Quando éramos mais jovens, costumávamos nos mudar, costumávamos pular e fazer todas as coisas que eles estão fazendo agora, como subir no palco com assentos de vaso sanitário“. No entanto, os Beatles deliberadamente não se comportariam como Presley.
“Isso é interessante: nos primeiros dias da Inglaterra, todos os grupos eram como Elvis e um grupo de apoio, e os Beatles deliberadamente não se mexiam como Elvis“, disse John. “Essa era a nossa política porque achamos isso estúpido. Então Mick Jagger apareceu e ressuscitou o ‘movimento de besteira’, mexendo sua bunda. Então as pessoas começaram a dizer que os Beatles eram ultrapassados porque não se mexiam. Mas fizemos isso como um movimento consciente“, revelou.
Críticas à dança de Presley
John Lennon fez algumas críticas duras à dança de Presley, no entanto, ele também teve algumas palavras muito gentis para o Rei do Rock ‘n’ Roll. O líder dos Beatles não queria se mover como Presley, mas isso não significa que ele não queria ser Presley em algum ponto. De acordo com o livro The Beatles Diary Volume 2: After The Break-Up 1970-2001 , os filhos de John, Sean e Julian, introduziram Presley no Hall da Fama do Rock and Roll em 1988. Durante a cerimônia, eles leram uma citação de seu pai elogiando Presley.
Nele, John disse: “Van Gogh provavelmente queria ser Renoir ou quem quer que fosse antes dele. E eu queria ser Elvis“. Até hoje, as palavras de John são citadas para ilustrar o impacto que Presley teve na sua carreira.