Após ter sido adiada por meses, a primeira edição do Prêmio Marília Mendonça pode ser cancelada. Uma fonte me revelou que os motivos esbarram em problemas com apresentador, agenda de convidados e interferência da família. O evento deveria ocorrer em março deste ano mas, nada mais foi falado sobre a cerimônia neste primeiro semestre. Os obstáculos começaram no início do ano com o agravamento da saúde do apresentador Fausto Silva.
No final de fevereiro, Faustão foi internado no hospital israelita Albert Einstein com problemas renais chegando a passar por um transplante de rim. Desde 2023, Faustão já passava por sessões de hemodiálise nos rins, um efeito causado pela insuficiência cardíaca, problema inicial que levou o apresentador à fila prioritária do SUS para um transplante de coração. Com a saúde delicada de Faustão, o nome de Ratinho chegou a ser ventilado internamente como um possível substituto para o ex-global.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Contavam a favor do apresentador sua grande audiência no horário nobre do SBT e seu trânsito fácil como os mais diversos cantores sertanejos do país. A própria Marília Mendonça chegou a ir no Boteco do Ratinho (quadro do Programa do Ratinho) poucos meses antes da sua morte acompanhada de Murilo Huff e Maiara & Maraisa para apresentar o projeto “Festival das Patroas”.
O problema com o nome de Ratinho é que o apresentador não tem o mesmo apelo cultural e comercial que Faustão já que o ex-global consegue reunir em torno de si públicos, marcas e setores da direita também da esquerda. Com a saúde delicada de Faustão e algumas marcas começando a interferir na escolha de Ratinho, a escolha do nome para a apresentação do evento empacou. Além disso, a família da cantora estaria tentando influenciar nas escolhas envolvendo todas etapas e detalhes da premiação, o que não estaria agradando a direção do evento.
Outro problema seria a logística dos convidados que se apresentariam na cerimônia. Com agendas lotadas, os músicos sertanejos são os mais requisitados no país e fica difícil assumir outros compromissos em cima da hora. Além disso, as atenções no circuito sertanejo neste segundo semestre estarão todas voltadas para o Barretos em agosto, Jaguariúna em setembro e Caldas Country em novembro. O calendário sertanejo no país segue pronto há anos e qualquer alteração é conversada no setor com bastante antecedência. Qualquer evento de grande repercussão precisa de divulgação antecipada.
A mesma fonte que me revelou a informação do possível cancelamento do prêmio Marília Mendonça para este ano, também me contou que outros projetos com o nome da cantora devem ser anunciados em breve. A coluna tentou contato com a assessoria que anunciou a organização do Prêmio Marília Mendonça mas não obteve retorno. Se assim o tiver, esta nota será atualizada.