Quando Robyn Fenty, conhecida mundialmente como Rihanna, lançou a Fenty Beauty em 2017, ela procurou criar uma empresa de cosméticos que fizesse “mulheres em todos os lugares (se sentirem) incluídas”. Uma consequência talvez não intencional: a linha de beleza a ajudou a entrar em uma das categorias mais exclusivas do mundo: Bilionária. As informações são da Forbes.
Rihanna agora vale US $ 1,7 bilhão (R$ 8,8 bilhões), estima a Forbes – tornando-a a musicista mais rica do mundo e perdendo apenas para Oprah Winfrey como a artista feminina mais rica. Mas não foi sua música que a tornou tão rica. O grosso de sua fortuna (cerca de US $ 1,4 bilhão) vem do valor de Fenty Beauty, do qual a Forbes pode agora confirmar que possui 50%. Muito do resto está em sua participação em sua empresa de lingerie, Savage x Fenty, no valor estimado de $ 270 milhões, e seus ganhos de sua carreira como atriz e musicista no topo das paradas.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Embora Rihanna, nascida em Barbados, não seja a única celebridade a capitalizar sua presença na mídia social – ela tem 101 milhões de seguidores no Instagram e 102,5 milhões no Twitter – para construir uma marca de beleza, ela é a empresária de beleza mais bem-sucedida a fazê-lo. A Fenty Beauty, que é uma joint venture 50-50 com o conglomerado francês de bens de luxo LVMH (administrado por Bernard Arnault, a segunda pessoa mais rica do mundo), foi lançada em 2017 com o objetivo de inclusão. Seus produtos vêm em uma ampla gama de cores – a base é oferecida em 50 tons, incluindo tons mais escuros mais difíceis de encontrar para mulheres negras – e são modelados em sua publicidade por um grupo igualmente diverso de pessoas.
Rihanna anuncia produto inédito da sua grife Fenty
Desde 2016 sem produzir novidades no mundo da música, Rihanna revelou oficialmente a expansão da grife Fenty para outro mercado: perfumes.
Na tarde desta quarta-feira, 28 de julho, a cantora marcou Fenty Beauty em publicações compartilhadas em suas contas do Twitter e Instagram. “FENTYPARFUM EM BREVE,” Rihanna avisou os fãs, adicionando emoji de olhos atentos.
Já em outro post, a artista destacou a capacidade do novo produto de acessar memórias específicas. “Isso é o que eu mais amo – é uma memória encapsulada em uma fragrância. Você nunca esquece ”, disse ela.
O novo perfume Fenty, conforme detalhado em um banner no site oficial, está disponível para os compradores em uma pequena amostra grátis por um tempo limitado. Para receber a amostra, é preciso fazer uma compra de 40 dólares ou mais por meio do site Fenty Beauty.
Além disso, o perfil da Fenty Beauty publicou spoilers das novidades. Para mais informações, o site Fenty Beauty convida fãs a se cadastrarem em uma lista especial.
Rihanna é a artista que mais lucra com linha de cosméticos
Já faz um tempo em que uma leva de celebridades têm lançado suas próprias marcas de cosméticos, principalmente maquiagem e skin care. Só não é do grande conhecimento geral quais artistas possuem marcas e quanto lucram com elas. Na lista, grandes nomes de artistas e influencers vêm lucrando milhões com seus produtos, sendo também empresárias. Mesmo a lista sendo extensa, duas cantoras se destacam nesse ramo. São elas: Rihanna, lucrando mais de US$555 milhões só com a Fenty Beauty. Além disso, ela tem outras marcas como a Fenty Skin e a Savage X Fenty e em seguida Lady Gaga está se destacando com a Haus Laboratories. Em terceiro lugar, também do mundo da música, temos Selena Gomez que conseguiu ultrapassar grandes marcas com a Rare Beauty.
Veja a lista das linhas mais lucrativas:
Fenty Beauty — US$555,195,705 (Rihanna)
Kylie Cosmetics — US$187,859,638 (Kylie Jenner)
Haus Laboratories — US$141,764,661 (Lady Gaga)
KKW Beauty — US$98,558,293 (Kim Kardashian)
Rare Beauty — US$60,024,579 (Selena Gomez)
Kylie Skin — US$31,486,411 (Kylie Jenner)
Fenty Skin — US$25,819,197 (Rihanna)
Florence by Mills — US$16,143,718 (Millie Bobby Brown)
Honest Beauty — US$14,012,195 (de Jessica Alba)
Victoria Beckham Beauty — US$12,989,038 (Victoria Beckham)
VEJA TAMBÉM: Selena Gomez mostra corpão ao posar de biquíni desenhado por ela
As estatísticas são de 2020, apuradas pelo Tribe Dynamics. A estratégia de lançar marcas de celebridades deu certo. Apesar de não se tratar só de utilizar o poder da fama ao seu favor. Também tem a ver como agregar estilo de vida. “As marcas de celebridades que estão indo muito bem vão além de sua celebridade para criar esse entusiasmo e dão às pessoas mais do que apenas o reconhecimento e o glamour para se envolverem”, disse Brit McCorquodale, que é vice-presidente sênior de receita da Tribe. “Sempre foi extremamente importante para uma marca representar algo, ser sobre algo maior do que apenas os produtos que lança. Nós realmente vimos que isso se estende de uma forma significativa aos valores da marca”, completa ela. Qual será a próxima celebridade a lucrar neste ramo?