
A Virada Cultural 2024 será realizada em São Paulo neste sábado, 18, até domingo. Serão 22 palcos no total, com apresentações gratuitas, respingadas por toda capital paulista. Além dos palcos nas ruas, a Virada contará com equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura para realização dos shows.
Veja também:
Heloisa Périssé faz revelação sobre maternidade: ‘Peço uma coisa a Deus’Poliana Rocha recebe presente de luxo de Leonardo e fala sobre a relação com os filhos do cantorIsabel Veloso relata perda de memória e alucinações após uso de morfina: “Foi muito estranho”Artistas como Pabllo Vittar, Matuê e Maria Rita marcarão presença no evento. Confira a programação completa no fim da matéria.
Porém, para quem acompanha a Virada Cultural, sabe que a realidade da segurança antes foi outra. A Virada Cultural de 2022 por exemplo, atraiu cerca de 3,1 milhões de pessoas dentro das mais de 500 atrações artísticas e culturais. O local mais movimentado foi no palco principal sitiado no Vale do Anhangabaú. Contudo, a edição de 2022 não foi somente marcada pelas presenças ilustres de Vitor Kley, Margareth Menezes e Luisa Sonza, mas por violência.
Ao menos seis pessoas foram esfaqueadas na edição de 2022, além de diversos arrastões. Os momentos de curtição foram ofuscados pela preocupação e a prudência de não perder o celular ou as correntes.
Conforme foi anoitecendo, o clima foi piorando naquela edição. O último show da noite, do funkeiro Kevinho, precisou acabar mais cedo devido o ápice das tensões.
Em 2023 o clima mudou
Na edição de 2023 a Polícia Milita de São Paulo distribuiu 1.400 agentes nas imediações dos palcos, e 300 viaturas. Além do apoio terrestre, cinco drones foram utilizados para prevenir qualquer possibilidade de arrastão. Além do reforço do policiamento, a segurança local tem realizado uma inspeção mais minuciosa do público.
Para além disso, a logística da Virada e quantidade de palcos foi alterada desde o caos de 2022. Ano passado teve somente um show com atrações da madrugada, localizado no palco principal no Anhangabaú.
Para esse ano, espera-se um reforço de segurança maior, inclusive, do que do ano passado que não deixou de haver delitos. A noite no centro foi marcada por roubos e arrastões também.
Virada Cultural 2024 – Programação completa
A Virada Cultural tem início às 17h do sábado, 18, com duração de 24 horas, até as 17h de domingo, 19.
A programação está sujeita a alterações.
Palco Anhangabaú
Palco São João
Praça das Artes
Palco Único
Palco Campo Limpo
Palco Rio Diniz
Palco Capela do Socorro
Palco Guarapiranga
Palco Heliópolis
Palco Rio Ipiranga
Palco M’Boi Mirim
Palco Piraporinha
Palco Itaquera
Palco Ribeirão
Arena São Miguel
Palco Itaqueruna
Palco Butantã
Palco Pirajussara
Palco Freguesia do Ó
Palco Rio Piatã
Palco Parada Inglesa
Palco Rio Piatã
Palco Único
Espaços Culturais
Sábado, 18
Centro Cultural da Penha
Centro Cultural da Juventude
Teatro Flávio Império
Teatro Arthur Azevedo
Biblioteca Mário de Andrade
Casa de Cultura São Miguel Paulista
Casa de Cultura do Tremembé
Centro Cultural do Grajaú
Teatro Paulo Eiró
Teatro Arthur Azevedo
Biblioteca Monteiro Lobato
No Sesc: Tom Zé (Sesc 14 Bis), Ed Motta (Sesc 24 de Maio), Cris SNJ (Sesc Avenida Paulista), Anelis Assumpção (Sesc Belenzinho), Zélia Duncan (Sesc Bom Retiro), Fat Family (Sesc Consolação), Mato Seco (Sesc Interlagos), Francisco, El Hombre (Sesc Itaquera), Mariene de Castro e Roberto Mendes (Sesc Pinheiros) e Funk Como Le Gusta (Sesc Pompeia). Para mais informações, acesse o site.
O conteúdo ‘Virada Cultural 2024’: Confira a programação e entenda motivo do aumento da segurança aparece primeiro em Feed TV.