Triste!

Chocante! Com câncer terminal, essa famosa foi mantida viva para finalizar novela

Atriz teve morte decretada assim que a novela acabou

Publicado em 14/02/2023
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma das atrizes que fez sucesso na novela Bebê a Bordo, teve um desfecho de vida bastante triste – inclusive, essa novela ficou marcada como a última da sua carreira. Se trata de Dina Sfat, considerada uma das maiores atrizes de todos os tempos. A artista se consagrou em tramas da Globo, como, por exemplo: Selva de Pedra (1972), Os Ossos do Barão (1973), Fogo Sobre Terra (1974), Gabriela (1975), Saramandaia (1976), O Astro (1977), Os Gigantes (1979) e mais.

Em 1985, porém, a atriz recebeu o diagnóstico de câncer de mama e deu início ao tratamento. Ainda assim, ela continuou trabalhando. Em 1988, aceitou viver Laura em Bebê a Bordo. Mesmo sofrendo com a doença, Dina optou por seguir até o final da novela normalmente. Entre 1986 e 1988, a atriz ainda enfrentou algumas cirurgias, mas acabou tendo metástase do câncer.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Se inscreva no CANAL DO FEED NO YOUTUBE e fique por dentro do BBB23 e principais notícias dos famosos

Segundo uma matéria do Jornal do Brasil, Dina Sfat reclamava bastante de dores pelo corpo. “Em fevereiro, se submeteu a uma quimioterapia. Mas os parentes foram avisados que não havia mais nada a fazer. Desde então, a morte começou a espreitar o apartamento onde a atriz morava com a filha mais nova (as outras estavam com Paulo José)”, dizia.

A Globo ainda ajudou a atriz, pagando pela importação dos remédios americanos que eram recomendados pelos médicos. Mas no começo de março ela passou por uma nova quimioterapia e acabou sendo internada em estado grave. No livro ‘Autores, Histórias da Teledramaturgia’, do projeto Memória Globo, Carlos Lombardi relembra a época e o quanto foi doloroso.

“Foi muito penoso para todos nós vê-la piorar durante a novela. Eu tinha que poupá-la muito fisicamente, já não podia escrever cenas externas para ela. Chegamos a falar com um dos médicos se seria o caso de afastá-la do trabalho, mas ele falou ‘Pelo contrário! Vocês devem mantê-la, porque, quando acabar a novela, ela vai morrer’. Realmente, a novela acabou em fevereiro de 1989 e a Dina Sfat morreu em março do mesmo ano”, recorda.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio