Na noite desta segunda-feira (11), João Guilherme Silva, filho de Faustão, anunciou a chegada de seu novo programa na Band. Sob o título ‘Programa do João’, a atração deve estrear na penúltima semana de outubro com diversidade de conteúdo, mas nos moldes do que o pai do rapaz vinha fazendo neste último ano no canal. A coluna Felipe Reis traz, com exclusividade, detalhes da negociação.
O novo programa de João Guilherme Silva será um coprodução com a Band. A trocar em miúdos, significa que o rapaz, através de uma empresa, fará uma parceria com o canal de televisão para produzir e dividir os lucros com publicidade. Mas, engana-se quem pensar que isso não terá um custo. Para estar no ar uma vez por semana, o filho de Faustão terá que desembolsar uma bolada.
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Através da empresa Leysin Promoções Artísticas LTDA, que tem em sociedade com a mãe Luciana Cardoso, João Silva pagará a bagatela de R$ 240 mil reais por mês para a Band. Essa será a única forma de se manter no ar aos sábados, das 20h30 às 22h. Além disso, o rapaz terá que arcar com todo custo de produção do conteúdo. A coluna Felipe Reis descobriu ainda, que o contrato terá um reajuste a cada 12 meses e tem término previsto para 31 de dezembro de 2025.
Sim! Já em seu primeiro programa solo, aos 19 anos, João chegará herdando o tino empresarial do pai e executará o projeto em sociedade com a emissora paulista. Do outro lado do contrato, caberá ao canal dos Saad, exibir a atração e dividir lucros comerciais com o rapaz. Vale destacar que o valor da locação está bem abaixo do praticado pelo mercado, e houve uma boa negociação por parte de João neste aspecto.
Alugar horário na TV dá lucro?
Levando em consideração os custos altos de uma produção de TV, o pagamento do aluguel do horário, encargos e tudo mais, a pergunta que fica é se locar espaço em emissoras como a Band dá lucro. Isso é uma matemática complicada e, inclusive, uma das causas da saída de Faustão do canal. Levanto em consideração uma tabela cheia (sem descontos), o horário que João Silva irá ocupar tem intervalos comerciais vendidos por uma média de R$ 200 mil.
Com boas negociações, esse valor por despencar para 40%, ou seja: R$ 80 mil – mas, há quem diga que possa cair para 10%. Cada intervalo pode render de 6 a 10 inserções, e um programa tem uma média de 4 intervalos. Fazendo uma conta de padaria, cada episódio pode dar um lucro de R$ 1.920.000, além das ações de merchandising muito mais caras que uma simples inserção no break. Mas, no frigir dos ovos, estes valores sofrem oscilações constantes com idas e vindas de anunciantes e negociações mirabolantes. E aí, alugarias?