A nova novela da Globo, ‘Terra e Paixão’, ainda nem estreou, mas já está gerando polêmicas. Após a exibição de uma das chamadas da trama que substituirá ‘Travessia’, durante um dos intervalos do ‘Mais Você’, os internautas não deixaram de notar um erro grave na edição do vídeo e acusaram o racismo presente na obra.
Através do Twitter, uma das usuárias se manifestou, revoltada com a situação: “Um erro de edição na Globo que escancara, mais uma vez, o racismo. A atriz Bruna Aiiso está no elenco de Terra e Paixão, novela que vai estrear na semana que vem. Hoje pela manhã, no intervalo do ‘Mais Você’, foi ao ar uma chamada da novela, apresentando parte do elenco”, começou Bruna Tukamoto.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Em seguida, ela continuou detalhando o acontecido: “Sim, colocaram a imagem da Suyane Moreira, uma atriz com ascendência indígena, no lugar da Bruna Aiiso. Coincidentemente, duas mulheres que fazem parte de uma minoria racial… Pode parecer inofensivo, mas sabemos que isso é um reflexo do racismo que permeia a nossa sociedade”.
Por fim, a jovem destacou o apagamento que a artista já recebeu antes mesmo do início da novela. “O apagamento das nossas etnias e da nossa história, além da ideia de que os olhos amendoados nos tornam todos iguais. Tanto que ninguém errou os nomes dos atores brancos, por exemplo… Entendem que o racismo TMB está por trás desses “micro” comportamentos?” completou. “A Bruna Aiiso fará a médica Dra Laurita, que foge dos estereótipos que sempre rotulam os amarelos em novelas, filmes… Um papel que vai representar muito pra comunidade amarela. Triste ver a ÚNICA atriz amarela do elenco já sendo apagada antes mesmo da novela estrear”.
*com colaboração de Savanna Machado