Eita!

Mentira? Saiba o que tem por trás da tal ‘faixa falsa’ da posse de Lula

Presidente vira alvo de fake news após assumir seu mandato

Publicado em 03/01/2023
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No dia 1º de janeiro aconteceu a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil. No entanto, um detalhe chamou atenção do público, principalmente daqueles que não estavam tão contentes com a decisão das eleições presidenciais de 2022. Se trata da faixa que Lula recebeu, que aparece sendo diferente da faixa que o ex-presidente Jair Bolsonaro usava.

Portanto, os bolsonaristas começaram a especular que a faixa recebida por Lula fosse falsa, alimentando suas teorias de que Bolsonaro ainda venha a assumir a presidência novamente, desde que seus apoiadores não aceitaram a derrota nas urnas. Inclusive, não foram apenas os leigos que disseminaram as fake news, a atriz Regina Duarte, que foi Secretária da Cultura durante o governo Bolsonaro também compartilhou a notícia falsa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Até a faixa é uma fraude! Alexandre de Moraes entrega faixa fake para o ladrão posar de presidente. Confira a diferença na imagem”, dizia a mensagem que a artista espalhou. No entanto, vale ressaltar que, sim, os itens são diferentes, mas não se trata de uma faixa falsa. Ao contrário do que foi propagado pelos apoiadores do ex-presidente, a posse de Lula foi legítima e existe uma explicação para que as faixas não sejam as mesmas.

Existem duas versões da faixa presidencial: uma dos anos 90, comprada por Collor, e outra da década de 2000, comprada por Lula. No entanto, a compra feita pelo petista só foi concluída em 2007, tendo sido utilizado por outros presidentes da República, como Dilma Roussef e Jair Bolsonaro. Desse modo, no último domingo, Lula apareceu utilizando a faixa mais antiga.

Uma curiosidade é que Jair Bolsonaro sempre apareceu utilizando a faixa mais recente, que Lula mandou confeccionar. Os presidentes anteriores fizeram o uso da antiga, após a faixa de 2008 sofrer um sumiço… A nova faixa, na época em que foi feita, custou um valr de R$ 55 mil, com o tecido composto por náilon, cetim e fios de ouro 18 quilates. Além disso, é cravejada com 21 diamantes.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio