A nutróloga Danielli Orletti participou do programa “Mulher 360”, apresentado por Celeste Zeminian na Rede Brasil de Televisão, na última terça-feira (13/08). Durante sua participação, a especialista abordou um tema de grande relevância para a saúde pública: a síndrome metabólica.
Orletti explicou que a síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco que aumentam significativamente as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras complicações graves. Entre esses fatores estão a obesidade abdominal, níveis elevados de glicose e triglicerídeos no sangue, hipertensão arterial e baixos níveis de colesterol HDL.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A nutróloga destacou o caráter silencioso da síndrome, que muitas vezes passa despercebida até evoluir para condições mais graves. “É essencial o paciente entender os sinais que o corpo entrega todos os dias”, alertou Danielli.
Durante a entrevista, a profissional apontou que a combinação de uma dieta desequilibrada, sedentarismo e estresse são os principais gatilhos para o desenvolvimento da síndrome. No entanto, ela ressaltou que a condição é totalmente reversível com mudanças adequadas no estilo de vida.
A médica ofereceu orientações práticas para prevenção e controle da síndrome metabólica: “É fundamental adotar uma alimentação rica em fibras, frutas, verduras, legumes, e proteínas magras, além de reduzir o consumo de açúcares e gorduras saturadas. Atividades físicas devem fazer parte da rotina diária”, aconselhou a doutora.
A participação de Danielli Orletti no “Mulher 360” serviu como um importante alerta para o público sobre a necessidade de estar atento aos sinais do corpo e adotar hábitos saudáveis como forma de prevenir a síndrome metabólica.
Para mais informações sobre o tema e outros assuntos relacionados à nutrição, os interessados podem seguir a Dra. Danielli Orletti no Instagram: @dra.danielliorletti.