A famosa consultora Alexsandra Souza dá dicas para economizar diante dos sucessivos aumentos
Com reajustes acima da inflação ao longo dos últimos anos, o alto valor das mensalidades de planos de saúde tem se tornado uma preocupação para milhares de brasileiros. No entanto, existem opções para quem não quer ou não pode arcar com os custos — e, em algumas delas, sequer é preciso cumprir carências ou lidar com a burocracia exigida pelas seguradoras. Isso é o que explica a consultora de planos de saúde Alexsandra Souza, que compartilha algumas dicas para quem precisa economizar.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
A primeira recomendação é sempre comparar preços. “Sempre antes dos reajustes anuais, faça uma nova cotação”, diz a especialista. Outra possibilidade interessante é aderir à coparticipação, modalidade em que o segurado paga uma parte do valor dos procedimentos e consultas, mas fica com a mensalidade bem mais baixa.
Optar por uma rede de atendimento mais enxuta também é uma boa maneira de economizar, já que os planos com uma rede mais ampla tendem a ter um custo maior. Assim, é importante estar sempre avaliando as necessidades de cada beneficiário. Se a pessoa só precisa de atendimento médico poucas vezes ao ano, com baixa complexidade, uma cobertura básica já será suficiente.”Um bom corretor pode ajudar a encontrar o melhor plano para as necessidades e o orçamento do cliente”, diz Alexsandra.
Para quem deseja trocar de plano de saúde, o cumprimento de períodos de carência é uma das principais preocupações. No entanto, as normas que regem os convênios já preveem maneiras de evitar esse transtorno. Alexsandra esclarece que existem duas formas de trocar de plano quando o cliente já passou mais de um ano no contrato anterior. Na modalidade de migração, geralmente se absorvem as carências já cumpridas, exceto para Cobertura Parcial Temporária (CPT) e parto. Já na portabilidade, também é possível eliminar a necessidade de carência, mas desde que o cliente cumpra requisitos específicos definidos pela ANS.
Alexsandra ainda lembra que também é possível negociar o preço do convênio com a operadora. O cliente pode pleitear uma redução do valor ou mesmo optar por um “downgrade”, que é a contratação de um plano mais barato da mesma seguradora, ainda que isso signifique uma cobertura maior.
Em todas essas alternativas, no entanto, é fundamental contar com a parceria de um corretor de seguros de confiança. “O Corretor tem um papel muito importante, ouvindo o cliente e entendendo as suas necessidades para ser assertivo na oferta do plano”, explica Alexsandra. “Ele vai dar todo o suporte técnico necessário, aconselhando o cliente quando for preciso”. Para entrar em contato com a consultora de planos de saúde Alexsandra Souza, ligue ou mande mensagem para os números 11 96775-9836 ou 11 98438-6663.