Toda indicação de hormônio precisa sempre ser feita com cautela
A atriz Deborah Secco e a ex-BBB Flay são duas personalidades famosas que já declararam publicamente que fizeram uso do implante hormonal. O ginecologista André Vinícius de Assis Florentino explica que são pequenos bastonetes bioabsorvíveis, aplicados na pele, geralmente na região interna do braço. São minúsculos, com média de meio centímetro e seus efeitos duram entre seis meses e um ano. Com o passar do tempo, os implantes vão liberando o hormônio no organismo, de acordo com sua necessidade. “Internamente, eles carregam hormônios que podem variar entre testosterona, estradiol, progesterona, gestrinona e gonadotrofina humana coriônica, dentre outros”, conta. O médico diz que os implantes hormonais são velhos conhecidos da medicina, pois eram usados inicialmente como anticoncepcionais, e ao longo dos anos, trouxeram vários benefícios às mulheres. Porém, nos últimos tempos, percebeu-se que eles podem ter outras aplicações que vão além de controlar o período reprodutivo da mulher.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Chips da beleza
O ginecologista adianta que apesar de serem conhecidos como “chips da beleza”, os implantes contêm uma alta carga de hormônios causando um efeito anabolizante nas mulheres. “Eles receberam esse nome pelo fato de as mulheres terem percebido que os implantes usados como anticoncepcionais possuíam gestrinona. Esse hormônio auxiliaria na perda de peso, na melhora da pele, e em melhores resultados na academia. Porém, ele vem também com alguns efeitos colaterais, tais como aumento de pelos, alteração da voz, e aumento do clitóris”, destaca.
Benefícios
André Vinícius lembra, no entanto, que ao ser feito da maneira indicada pelo médico, o implante hormonal tem benefícios. O ginecologista comenta que é uma excelente ferramenta para a reposição hormonal, permitindo que a liberação ocorra gradativamente e de forma automática. O especialista esclarece que os implantes podem ser feitos de silicone e a substituição deles acontece em um ano. “Há também um novo modelo, em forma de pellets, que são totalmente absorvíveis pelo organismo”, revela.
Quando feitos com recomendação, os benefícios esperados são tratamento para doenças ginecológicas como endometriose, adenomiose, miomas, TPM, reposição hormonal da menopausa ou até como método contraceptivo; prolongamento da qualidade de vida das pessoas; melhora da memória; fortalecimento do sistema imunológico; aumento da libido e diminuição dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse).
Reposição hormonal
O médico frisa que a reposição hormonal, quando feita da maneira correta e usando o que há de mais moderno em termos de pesquisa, traz vários benefícios às mulheres. Conforme André Vinícius, existe um avanço nessa área e, diferente do que ocorria no passado com hormônios ainda pouco estudados, a reposição pode ser indicada como uma opção de tratamento. “É sabido que nosso organismo necessita de uma série de hormônios para seu bom funcionamento. Mas diversos fatores acabam impedindo essa produção naturalmente, seja fruto de alguma doença em função da idade.
Dessa forma, os benefícios do implante hormonal são excelentes, mas, claro, que se forem feitos por meio de um médico que saiba a indicação necessária para cada organismo”, finaliza.