Marcos Rafael: ” Personal Trainer, explica como voltar as atividades físicas após a dengue”

Publicado em 08/05/2024
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tive dengue. Quando posso voltar a treinar na academia?

Marcos Rafael, recomenda exercícios físicos leves na recuperação da dengue, além de evitar os pesos e atividades mais intensas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Só quem já teve dengue sabe como a doença pode causar uma sensação de fraqueza extrema. Apesar das pessoas que gostam de exercícios físicos quererem voltar às atividades o quanto antes, é importante ter cuidado na retomada para não colocar em risco a saúde ou a própria recuperação.

Marcos Rafael – Foto: Reprodução

O processo de recuperação da infecção pelo vírus transmitido pelo Aedes aegypti envolve o repouso e, por isso, não é indicado praticar nenhuma atividade física enquanto o paciente ainda estiver sentindo os sintomas. O esforço extra da prática esportiva pode piorar o quadro e atrasar a recuperação.

Estou sem sintomas, já posso voltar a treinar?

Em geral, os sintomas da dengue desaparecem uma semana após o início da infecção. Entretanto, a recuperação inicial não é uma liberação para o retorno ao ritmo anterior à doença. É preciso retomar os exercícios aos poucos e deixar de lado a ansiedade de recuperar os dias perdidos.

“O ideal é aguardar um pouco após o fim dos sintomas para voltar. Especialmente antes de retornar à academia, recomendo que se espere uma semana para que o corpo se recupere plenamente”, aconselha o infectologista Leonardo Weissmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, professor da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e conselheiro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Para quem teve dengue, especialmente se os sintomas foram fortes, é preciso focar no reestabelecimento do organismo. A volta deve ser feita aos poucos, reduzindo o volume de repetições e a carga dos exercícios.

O período de atenção após superar os sintomas, porém, não é obrigatório e depende de como o paciente está se sentindo e da gravidade da doença. A indicação é discutir o caso com o médico responsável pelo atendimento.

Há algum exercício que eu devo evitar se tive dengue?

Não há nenhum esporte ou atividade esportiva que não possa ser praticado por quem teve dengue. A atenção é mais em relação à capacidade cardiorrespiratória e à resistência muscular.

Especialmente em corridas longas, levantamento de peso ou outras atividades físicas mais intensas, o cuidado deve ser dobrado. As práticas levam o corpo à exaustão e podem fazer a pessoa suar muito, o que é arriscado nessa fase de recuperação.

“A dengue pode causar desidratação e impactar o sistema cardiovascular, por isso é prudente começar com exercícios leves e observar como o corpo responde antes de aumentar a carga”, aconselha Marcos Rafael Personal Trainer.

Marcos Rafael – Foto: Reprodução

Há exercícios que podem ajudar na recuperação?

Porém, alguns exercícios podem até mesmo ajudar a pessoa a recuperar sua capacidade muscular. Atividades leves, como caminhadas e alongamento, podem ser benéficos especialmente para manter o bem-estar sem sobrecarregar o corpo.

Além de ajudar a amenizar a culpa por estar parado, eles reestabelecem os fluxos circulatórios do organismo, que ficam comprometidos em pessoas que tiveram dengue de maior gravidade. Para saber mais segue o Instagram: @marcos_rafael_oficial

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio