O Brasil todo já sabe que o namoro entre Gustavo Mioto e Ana Castela chegou ao fim nas últimas semanas. O casal, que rapidamente se tornou um dos mais queridos da música sertaneja, optou por colocar um ponto final na relação de apenas 3 meses, sem nem mesmo revelar os motivos para isso.
Desde então, a pouca clareza de ambas as partes nos pronunciamentos feitos para os seus fãs provocou uma série de boatos sobre o rompimento: surgiram supostos pivôs para a decisão, foram questionadas as sexualidades de ambos e, acima de tudo, passaram a suspeitar que tudo não passou de uma jogada de marketing.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
No entanto, para compreendermos o que pode ter acontecido entre Gustavo Mioto e Ana Castela, é possível que façamos uma cronologia detalhada do relacionamento entre os sertanejos, desde o início até o último suspiro.
Os rumores de um possível relacionamento entre as vozes de “Fronteira”, música que ainda nem foi lançada, não são nada recentes e começaram ainda no final de 2022, quando foram flagrados de forma bem íntima durante uma festa na piscina.
A partir daí, o que antes era tratado apenas como amizade parecia estar avançando para algo mais. Gustavo Mioto e Ana Castela passaram a surgir juntos em reuniões de amigos, programas de TV, shows, barzinhos, baladas e onde mais você possa imaginar.
Aí, então, a história estava pronta na cabeça dos fãs: Gustavo Mioto e Ana Castela estavam namorando.
A especulação, benéfica para ambos pois os deixava na mídia, foi rolando durante meses, sendo massivamente compartilhada em redes sociais e noticiários. Eles chegaram a confirmar que estavam se relacionando, mas optaram por não rotular o relacionamento.
A confirmação do namoro entre Gustavo Mioto e Ana Castela veio no dia 12 de junho, em pleno Dia dos Namorados, quando finalmente colocaram os pingos nos i’s e confirmaram que estavam juntos.
O conto de fadas não duro muito e, no dia 25 de setembro, pouco mais de 3 meses do anúncio oficial, Gustavo Mioto e Ana Castela surpreenderam ao revelar o fim do namoro.
A informação já vinha sendo especulada entre fã-clubes e pessoas mais antenadas na vida dos sertanejos por um suposto afastamento de ambos nas redes sociais e em eventos, já que eles não se desgrudavam um fim de semana sequer.
O primeiro a se pronunciar foi Mioto, que confirmou com todas as letras o fim da relação e pediu respeito para ambos neste momento difícil. Ele aproveitou o momento para rasgar elogios à amada e dizer que “nunca faltou amor”.
Ana Castela, por sua vez, optou por negar os rumores de que o namoro teria sido uma jogada de marketing, agradeceu ao sertanejo por “fazê-la amar de novo” e disse esperar que os caminhos de ambos voltassem a se cruzar novamente.
Mas, se não terminaram por falta de amor, queriam que os caminhos cruzassem novamente e não rolou nenhum tipo de briga, como garantiram, o que motivou o fim desse relacionamento? Ou melhor, qual é a explicação dessa história repleta de nós atados que sequer teve um final fechado?
Este tópico é o centro de uma discussão interessante provocada por Hedmilton Rodrigues no seu canal do YouTube. Será que o namoro entre Gustavo Mioto e Ana Castela foi, sobretudo, um acordo comercial benéfico para ambos?
Antes da reflexão ganhar forma, é válido ressaltarmos que, na música sertaneja (e também no ramo das celebridades em geral), é muito comum que namoros falsos sejam inventados e mantidos frente às câmeras para beneficiar ambas as partes.
Dessa forma, ambos conseguem estar presente nas atualizações da mídia, tem seus passos vigiados, a possibilidade de crescer acordos de publicidade e o aumento significativo de sua legião de fãs.
Inclusive, recentemente, o Movimento Country, portal especializado em música sertaneja, revelou os detalhes de um namoro fake envolvendo um cantor sertanejo com a modelo Andressa Urach. O cachê dela foi de R$ 80 mil para fingir uma relação com o artista.
Sendo muito sinceros, tudo nos leva a crer que o namoro entre Gustavo Mioto e Ana Castela não passou de mais um grande acordo comercial entre duas partes muito fortes na música sertaneja, ambos em suas especialidades.
Analisando a relação com afinco, os sertanejos se completavam comercialmente. De um lado, Gustavo Mioto, que vem há algum tempo estourando hits, mas nada tão marcante a ponto de se colocar entre os melhores. De outro, a jovem promessa que conseguiu ultrapassar os números da lendária Marília Mendonça nas plataformas de streamings.
O elo desse relacionamento – ou acordo comercial? – é ninguém menos que Marcos Mioto. Pai do cantor sertanejo, este cara é considerado o maior produtor de shows do Brasil e consegue catapultar qualquer carreira em projeção nacional, incluindo a do próprio filho, que há anos vem tendo recordes de reproduções, especialmente nas rádios.
É aí que entra Ana Castela. Apesar dos grandes sucessos comerciais, músicas estouradas e milhões de fãs rapidamente conquistados com seus hits orgânicos, a cantora de “Pipoco” precisava se colocar no show business e ampliar a presença em festar relevantes e contratos de shows pelo Brasil.
Então, a história ficou benéfica para ambos: com Ana Castela sendo artista sertaneja mais tocada e não tendo a entrada suficiente entre os contratantes, ela precisava ter alguma forma de entrar nesse meio. E Gustavo Mioto, meio apagado, porém filho do maior vendedor de shows do Brasil, precisava conseguir uma forma de impulsionar a sua carreira.
Muito mais que jogada de marketing, um acordo comercial é severamente questionado no caso de Ana Castela e Gustavo Mioto. A relação estreita dos dois, benéfica para ambos, passou a ser acompanhada em viagens internacionais, shows pelo país, presença conjunta em eventos e até no primeiro DVD da ‘Boiadeira’.
Isso fez com que pipocasse os shows do Gustavo Mioto e que finalmente Ana Castela saísse do digital e ocupasse as principais arenas do Brasil e maiores festas de rodeio. Um dos exemplos disso é a sua presença como principal e mais vendido show da Festa do Peão de Barretos 2023 e também uma das principais atrações do Rodeio de Jaguariúna.
Devemos ser sinceros ao revelar que o assunto aqui não é uma acusação afirmativa de que o namoro entre os sertanejos foi armado, mas apenas suposições e pontos de vista, baseados nos argumentos escritos acima, que podem indicar um possível acordo comercial entre ambos.
Por fim, se você chegou até aqui, assista ao vídeo de Hedmilton Rodrigues e dê sua opinião sobre o caso:
Com colaboração de Hernane Freitas.