Jay-Z é um dos grandes nomes do rap e dono de uma carreira gloriosa como um dos artistas mais bem pagos, badalados e consumidos da cultura hip hop global. Aos 52 anos, já são 5 desde o lançamento do seu último disco, intitulado 4:44. De lá para cá, o artista se dedicou a trabalhos musicais esporádicos, como o projeto The Carters, com Beyoncé, sua esposa. Com isso, os rumores entre uma provável aposentadoria de Jay-Z da música.
O rapper falou abertamente sobre o assunto, em conversa com o comediante Kevin Hart, para a segunda temporada do seu programa, o Hart to Heart. Segundo Jay-Z, a aposentadoria artística não está nos planos.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
“Eu não sei o que acontece a seguir. Eu não estou fazendo música ativamente, ou fazendo um álbum ou tenho planos de fazer um álbum, mas eu nunca quero dizer que estou aposentado. É um presente e quem sou eu para desligá-lo?”, disse o artista para Hart.
Além de rapper, Jay-Z é produtor, compositor e empresário. A aposentadoria enquanto artista já foi pensada e até foi colocada em prática por ele, em 2003, quando anunciou que iria se aposentar após o lançamento de The Black Album. Jay-Z chegou a dar uma grande festa de ‘despedida’ com um grande show no Madison Square Garden. Porém, 3 anos depois, o artista surgiu com mais um disco, intitulado Kingdom Come.
“Eu tentei isso [aposentadoria]. Eu sou terrível nisso. Eu só precisava de uma pausa. Mas eu realmente pensei que estava realmente esgotado na época”, explicou o rapper. “Eu estava lançando um álbum todo ano – 97, 98 – e então entre isso, trilhas sonoras, álbum de outras pessoas, ROC-A-FELLA, turnês consecutivas… e eu tinha acabado de olhar para cima um dia e estava tipo … ‘Estou cansado’”, continuou Jay-Z.
No fim das contas, mais experiente, o artista, que coleciona 23 prêmios Grammy, só não quer planejar nada e está deixando as coisas acontecer naturalmente, no melhor estilo Grupo Revelação. Enquanto isso, a dona da casa prepara um verdadeiro renascimento.