Que as estratégias de marketing são essenciais para o crescimento de uma empresa não existe qualquer dúvida, mas nem todos sabem que elas também ajudam a elevar os perfis de influencers.
De acordo com a plataforma Statista, autoridade em pesquisas na área das redes sociais, os brasileiros são o terceiro povo com o maior número de usuários no Instagram. Com mais de 113 milhões de contas, nós ficamos apenas atrás da Índia (com 229 milhões) e dos Estados Unidos (com 143 milhões).
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Com um número tão grande de usuários, é claro que temos também alguns dos maiores influencers da rede. Em 2021, Juliette, a vencedora do Big Brother Brasil 21, bateu o recorde de post com 1 milhão de curtidas em menos tempo. E esse é só um dos inúmeros exemplos da nossa prevalência na rede.
A partir da popularidade do Instagram e de outras redes sociais, surgem os “influencers”: celebridades dentro e fora da internet que utilizam o seu alcance para promover produtos e serviços, produzindo conteúdo que gere engajamento. Para esse texto, nós vamos falar de 7 desses influencers brasileiros.
1 – Casimiro
O sucesso de Casimiro pode ser observado durante a Copa do Mundo de 2022, onde as lives do influencer rivalizaram as transmissões televisivas. Além do carisma natural de Casimiro, os números impressionantes têm relação com o fato de que a Copa é o evento esportivo mais assistido do mundo.
2 – Bianca “Boca Rosa”
A influencer Bianca Andrade, mais conhecida pelo apelido “Boca Rosa”, é um dos maiores cases de sucesso na internet, e isso não aconteceu à toa. A otimização de conteúdos faz parte das estratégias utilizadas por Boca Rosa, com a produção de conteúdos implementados pela equipe da influencer.
A transparência de Boca Rosa sobre a presença de uma equipe por trás das postagens é um dos motivos pelos quais a influencer atualmente alcança a marca de 19 milhões de seguidores em seu perfil pessoal e mais 2 milhões na conta dedicada exclusivamente aos seus produtos de beleza e maquiagens.
3 – Lucas Neto
O conteúdo infantil em plataformas como o Youtube é um dos mais difíceis de serem “dominados”. Embora Lucas Neto faça a trajetória meteórica parecer fácil, a produção voltada às crianças deve ter cuidados muito específicos, a fim de que a mensagem esteja de acordo com o seu público-alvo.
4 – Maísa Silva
A atriz e apresentadora Maísa Silva é uma daquelas celebridades que cresceram diante dos olhos dos espectadores, aparecendo pela primeira vez na televisão quando tinha 3 anos de idade. Com o passar do tempo, a sua presença na TV foi expandida para as redes sociais, onde encontrou público cativo.
Atualmente, Maísa tem mais de 48 milhões de seguidores no Instagram e quase 13 milhões no X. Os motivos para a popularidade dela nas redes vão muito além da aparição na TV, especialmente quando levamos em conta que os dois meios exigem a produção de conteúdos completamente distintos.
5 – Viih Tube e Eliézer
É impossível falar de Viih Tube e Eliézer separadamente: embora a influencer já fosse conhecida do público antes do relacionamento, juntos o casal demonstrou que a transparência na postagem de conteúdos sobre casamento, gravidez e maternidade é um excelente caminho para alcançar o público.
6 – Isabela Boscov
A carreira de Isabela Boscov é curiosa: ela já produzia conteúdo sobre cinema na internet há muitos anos, mas foram as suas frases marcantes que a elevaram ao posto de queridinha das redes sociais. Em plataformas como o X, é impossível falar de filmes sem esbarrar em comentários de Boscov.
Somado a tudo isso, Boscov soube “surfar” na onda dos memes. Ao contrário de outros influencers que se queixam da popularidade humorística, a crítica de cinema abraça a persona e compartilha materiais produzidos por aqueles que a acompanham, o que é uma excelente estratégia de marketing.
7 – Juliette
Nada melhor do que fechar essa lista de influencers com um nome mencionado lá no começo! A trajetória de Juliette nas redes sociais durante e após a sua participação na 21ª edição do Big Brother Brasil mostrou que o status de “subcelebridade” daqueles saídos do programa pode ser superado.
Engana-se quem pensa que ser um influencer é algo que depende exclusivamente da sorte. A fim de se manter no topo, como os 7 famosos mencionados acima, é preciso ter conhecimentos sobre conceitos e estratégias de marketing e como utilizá-los para enriquecer a marca pessoal nas redes.