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8 artistas que são ou já foram garoto-propaganda de marcas famosas

Descubra como as parcerias entre celebridades e marcas moldam a publicidade moderna com exemplos surpreendentes.

Publicado em 26/10/2023
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Embora as maneiras de alcançar o status de celebridade tenham mudado com o advento da internet, a ligação entre os famosos e as marcas é tão antiga quanto o próprio conceito de celebridade.

Em 2021, o futebolista argentino Lionel Messi assinou um contrato publicitário com a marca Adidas pelo valor de 1 bilhão de dólares. O contrato é considerado um dos mais caros da história, e demonstra como as empresas valorizam o poder de influência de celebridades dos mais diversos campos de atuação.

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Os motivos para a busca de celebridades como garotos-propaganda de marcas são claros: a partir dos valores apresentados publicamente por esses famosos, as empresas visam estabelecer uma ligação com o público. Isso é benéfico tanto para as marcas quanto para as celebridades em questão.

Pensando em tudo isso, nesse texto nós decidimos abordar 8 exemplos de artistas que já foram (ou ainda são) garotos-propaganda de marcas notáveis. A ideia é demonstrar a variedade de escolhas e como diferentes empresas buscam associações com celebridades que façam sentido com a sua área.

1 – Iza

Quando falamos sobre garotas-propaganda no Brasil, é impossível deixar de mencionar a cantora Iza. Não porque ela é especialmente associada a uma marca em específico, mas porque diferentes empresas veem em Iza uma figura que representa valores importantes nos dias atuais.

Alguns dos nomes com quem Iza trabalhou incluem a Apple, Natura, Brahma, Itaú, Coca-Cola e Hering. Em cada um desses casos, o sucesso de Iza vem atrelado a questões sociais importantes, como a igualdade feminina na música e na sociedade e a luta antirracista da qual Iza é uma grande porta-voz.

2 – Gil do Vigor

O Big Brother Brasil 21 foi uma das edições de maior sucesso do programa, em grande parte pela participação de Gil do Vigor. Não é de se surpreender que após a sua saída, o influencer tenha fechado parcerias estratégicas com marcas como Bis, Santander, iFood, O Boticário e, é claro, a Vigor.

3 – Ed Sheeran

As escolhas mais acertadas de garotos-propaganda acontecem quando o famoso escolhido tem uma relação próxima com o produto ou serviço que está sendo divulgado. Esse é o caso do cantor Ed Sheeran, que em 2022 gravou uma música para o lançamento dos jogos Pokémon Scarlet & Violet.

Sheeran já havia dado várias entrevistas onde comentava sobre seu apreço pelos monstrinhos digitais, de modo que o “match” entre ele e os jogos foi natural. O videoclipe da música feita em parceria alcançou 39 milhões de visualizações, o que sem sombra de dúvidas teve impacto nas vendas.

4 – Shakira

Embora seja colombiana, a cantora Shakira é vista com carinho em toda a América Latina, inclusive no Brasil. Em agosto de 2023, Shakira apareceu falando português (língua na qual ela é fluente) em uma propaganda da marca Ipanema, com foco no protagonismo feminino nos mais diferentes espaços.

5 – Colin Kaepernick

Em 2018, a gigante Nike apresentou uma campanha publicitária comemorativa aos 30 anos do seu slogan “Just Do It”, com a presença do jogador de futebol americano Colin Kaepernick. De imediato, a escolha gerou controvérsias, considerando o firme posicionamento político do atleta nos campos.

O que de cara parecia ser um erro, acabou se tornando um dos maiores acertos da história da Nike. Em apenas 24 horas, suas vendas cresceram em 31% e a empresa recebeu mais de 43 milhões de dólares em exposição na mídia. Esses números deixam uma lição muito clara para outras marcas.

Mais do que se aproveitar de uma influência momentânea, a Nike investiu em Kaepernick por acreditar que os valores do atleta estavam alinhados com os seus próprios, algo que vai muito além da venda de produtos. Esse case de sucesso serve para mostrar que alguns riscos valem a pena.

6 – Emicida

A campanha da marca Nubank protagonizada pelo cantor Emicida foi lançada em julho de 2022 e, assim como a maioria dos exemplos dessa lista, se vale de valores comuns entre a marca e o famoso. Nesse caso, o conceito de que “o futuro é construído por quem acredita que é possível ir além”.

O crescimento meteórico do Nubank no Brasil permitiu que a empresa, que antes trabalhava somente com cartões de crédito, se tornasse um banco virtual com todas as principais funcionalidades de seus competidores. A partir disso, o foco de suas campanhas se direcionou às preocupações dos brasileiros.

7 – Kylie Jenner

Kylie Jenner é um exemplo de garota-propaganda que também cruza a categoria de empreendedora. Isso porque a empresa em questão é a Kylie Cosmetics, criada por ela própria. A popularidade da influencer permitiu que a marca fosse criada atrelada aos seus valores e à sua produção de conteúdo.

8 – Maria Rita

Em julho de 2023, a Volkswagen apresentou uma campanha revolucionária, utilizando inteligências artificiais para recriar a imagem da cantora Elis Regina e colocá-la ao lado da filha, Maria Rita, que era apenas uma criança quando a mãe faleceu. A magnitude do comercial foi refletida nas redes sociais.

A presença de Maria Rita na campanha é o que permite que a ponte entre Elis Regina e a marca seja legítima, o que vai de encontro aos valores associados à campanha. Isso é especialmente notável porque, ao contrário de outras celebridades, Maria Rita não costuma aparecer em muitos comerciais.

Esses são somente alguns dos principais nomes que associaram sua imagem à alguma marca famosa. A partir desses exemplos, é possível perceber a importância de um “match”, a fim de que os resultados sejam positivos para as empresas, para as celebridades e para o público influenciado por elas.

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