Não é incomum que empreendedores fiquem famosos, como é o caso de Elon Musk e Luciano Hang, mas o inverso também é verdade: a partir da fama, algumas celebridades decidem empreender.
Só durante o primeiro semestre de 2023, o Brasil observou a abertura de 2,2 milhões de novos negócios de todos os tamanhos. O número é superior àquele do mesmo período em 2022 (2 milhões), deixando aberta a possibilidade de superarmos também o total anual, quando o ano fechar.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
E é natural, então, que alguns desses números envolvam os famosos, considerando que eles também fazem parte da população geral. Embora os dados acima sejam referentes ao Brasil, a situação se reflete no mundo todo. Ao redor do globo, alguns dos maiores empreendedores são as celebridades.
A fim de trazer uma visão mais diversa e interessante, nessa lista nós excluímos os empreendedores que são famosos por conta de suas marcas. Ou seja: abaixo você descobrirá 8 famosos cuja trajetória na televisão ou na internet é aplaudida, mas com um lado empreendedor que nem todos conhecem.
1 – Xuxa
Embora não se considere uma cantora, Xuxa está entre os cinco artistas que mais venderam discos na história da música brasileira. Graças a essa popularidade, a apresentadora conseguiu expandir o seu alcance para duas franquias: uma voltada a buffets e outra especializada em depilação a laser.
2 – Larissa Manoela
É impossível falar sobre jovens empreendedores brasileiros sem mencionar a atriz Larissa Manoela, uma das estrelas mais bem-sucedidas da atualidade. Recentemente, Larissa abriu mão das suas três principais empreitadas, a fim de conseguir se desvencilhar da influência legal dos pais na carreira.
De todos os investimentos da atriz, o que mais chamou a atenção foi a empresa “LariCel”, uma operadora de telefonia móvel que carrega o nome da atriz. Só nos seus primeiros meses de existência, em 2021, a LariCel já tinha uma base de clientes de mais de 4 mil, número que cresceu desde então.
3 – Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank
Bruno Gagliasse e Giovanna Ewbank são um dos casais mais influentes do mundo do entretenimento, o que se reflete em suas empresas. Juntos, eles possuem um restaurante, franquias de uma hamburgueria, um salão de beleza, uma pousada e um canal do Youtube com 5 milhões de inscritos.
4 – Gabriel “FalleN”
Nos últimos anos, o mundo dos eSports vem ganhando espaço dentro e fora da internet, sendo considerado um tipo de esporte como qualquer outro. O reconhecimento desses atletas virtuais se reflete na abertura de empresas, algo do qual o pro player Gabriel “FalleN” entende muito bem.
Em 2015, o jogador profissional de Counter-Strike abriu a própria loja de periféricos para computadores, o que faz sentido para a sua marca pessoal. No Instagram e no Youtube, os perfis pessoais de FalleN possuem, somados, mais de 2 milhões de seguidores e ajudam a promover a marca.
5 – Rihanna
Embora tenha começado a carreira como cantora, Rihanna atualmente também é conhecida pelos seus dons como empreendedora. De todos os negócios, é a Fenty Beauty, empresa focada em maquiagens e produtos de beleza, a mais bem-sucedida, elevando o patrimônio de Rihanna à casa dos bilhões.
6 – Paola Carosella
Antes de se tornar uma celebridade no Brasil, Paola Carosella já tinha uma carreira prolífica como cozinheira e administradora de restaurantes. O “Arturito”, restaurante da chef em São Paulo, recebe todos os dias interessados em provar a comida da ex-jurada do programa Masterchef.
Apesar de ser uma apaixonada pelo país onde vive há muitos anos, Paola Carosella já declarou que as regras para a abertura de novas empresas no Brasil não são claras, o que impede que empreendedores com menos recursos do que ela possa dar o primeiro passo e abrir os próprios negócios.
7 – Gabriel Medina
Assim como outros famosos, o atleta Gabriel Medina decidiu empreender em um espaço sobre o qual conhece profundamente: o surfe. Além do Instituto Gabriel Medina, que treina jovens para o esporte, ele também é dono de restaurantes, lojas de conveniência e um condomínio em Maresias.
8 – Ashton Kutcher
Durante os anos 2000, Ashton Kutcher foi uma das maiores estrelas de Hollywood, protagonizando desde comédias românticas até campanhas de moda. O mundo da atuação deu uma pausa durante a década seguinte, quando o ator decidiu dedicar-se integralmente à luta contra o tráfico de pessoas.
Durante esse período, Kutcher também resolveu tornar-se apoiador e sócio de startups, incluindo uma brasileira, localizada em São Paulo. Esse tipo de investimento possibilita que empreendedores com menos recursos possam dar vida à sua visão, crescendo junto àqueles que investem na ideia.
9 – Silvio Santos
Uma lista de empreendedores famosos sem Silvio Santos, um dos maiores gestores brasileiros vivos, não teria a mesma credibilidade. Dentre as inúmeras empreitadas do apresentador estão a marca Jequiti, a Tele Sena e o SBT, a emissora de televisão responsável por lançar diversos artistas.
É claro que a trajetória dessas celebridades nos empreendimentos não pode ser replicada com exatidão pela população em geral, considerando os investimentos necessários. Apesar disso, a disposição de se arriscar em um espaço novo pode servir de incentivo para darmos o primeiro passo.