Foto de Stem List por Unsplash
Se você contasse a uma pessoa dos anos 90 que no futuro seria possível ter uma carreira de sucesso jogando videogames, é provável que esse indivíduo não acreditasse. Felizmente, isso é uma realidade!
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Você sabia que a história dos eSports é relativamente antiga? Pois é! Embora as competições de jogos eletrônicos não tivessem esse nome no passado, elas existem praticamente desde que o primeiro jogo competitivo alcançou o mercado. No passado, porém, essa atividade era um hobby, não uma carreira.
As coisas mudaram com o advento da internet, a expansão das redes sociais e a consolidação do papel dos influenciadores digitais. Se antes um jogador experiente exercia seus dons somente nas horas vagas, hoje em dia é possível ganhar dinheiro com isso em tempo integral, dentro e fora da internet.
Naturalmente, assim como acontece com qualquer outra atividade que agrega um grande número de interessados, as competições de eSports de diversos gêneros gradualmente começaram a contar com a participação de pessoas já famosas, algumas experientes nos jogos eletrônicos e outras amadoras.
Como funcionam as competições de eSports?
“eSports” é o nome dado aos jogos digitais competitivos, considerados um tipo de esporte diferente daqueles do âmbito físico. Ao lado das apostas esportivas, jogos dessa natureza fazem sucesso nas redes sociais, em grande parte como consequência de transmissões de partidas na plataforma Twitch.
As competições de eSports podem acontecer com os mais diferentes gêneros de jogos digitais, como títulos de luta, tiro em primeira pessoa, RPG de turno, simuladores de futebol e outros. Em todos, há uma coisa em comum: partidas entre jogadores profissionais para definir quem é o melhor do esporte.
Atualmente as maiores competições de eSports do mundo contam com jogadores internacionais e patrocínios massivos por parte de marcas adjacentes aos títulos digitais. Como tal, ser um jogador profissional tornou-se uma carreira viável para aqueles que possuem talento suficiente em um game.
5 famosos que já participaram de competições de eSports
Assim como em outras modalidades esportivas, participar de competições de eSports requer extenso treinamento, mas isso não impede algumas celebridades de marcarem presença. No geral, as partidas têm como objetivo promover o evento, mas isso não torna as participações famosas menos memoráveis.
1 – Asa Butterfield
O ator britânico Asa Butterfield, famoso pela série da Netflix “Sex Education”, é também um gamer ávido. Em 2020 ele se juntou ao Team Liquid, famosa organização de jogadores profissionais com presença em uma série de competições internacionais em títulos famosos como Dota e Smash Bros.
2 – Neymar Jr.
Embora Neymar seja mais conhecido por sua carreira bem-sucedida como futebolista, ele também já competiu em esportes digitais. Nas ocasiões, Neymar disputou partidas de Counter Strike: Go contra jogadores conhecidos Mathieu “ZywOo”, Andrei “arT”, Henrique “HEN1”, Yuri “yuurih” e André Akkari.
3 – Sehun
O cantor e rapper Sehun é mais conhecido como membro da boyband EXO, uma das mais famosas do pop coreano. Aliado à sua carreira musical, Sehun também desenvolve trabalhos com eSports, mais especificamente como sócio da SeolHaeOne Prince, marca presente em League of Legends e Valorant.
4 – Jeremy Lin
Jeremy Lin é um jogador da NBA (maior liga de basquete competitivo do mundo) não muito conhecido no Brasil, mas um grande ídolo dos esportes lá fora. Lin já participou de eventos do jogo Dota 2, como espectador, e mantém uma parceria como capitão honorário da equipe Vici Gaming desde o ano 2016.
5 – Anitta
É claro que não poderíamos fazer uma lista sobre famosos e sua relação com os eSports sem trazer ao menos uma representante feminina. E quem melhor do que a cantora Anitta? Como destaque, podemos citar partidas entre ela e o pro-player Bruno “Nobru”, famoso na comunidade de FreeFire.
Bônus: Ana Maria Braga
A apresentadora Ana Maria Braga aparece como “bônus” nessa lista de famosos que já disputaram partidas de eSports porque, apesar de nunca ter competido formalmente, sua presença é sentida em toda a comunidade gamer online. Ana Maria mostra que não existe idade (e gênero) para ser gamer.
E tudo isso sem mencionarmos aqueles jogadores profissionais que ficaram famosos por conta da sua escolha de carreira. Independentemente de como celebridades e os jogos eletrônicos se relacionam, é certo que a parceria irá perdurar pelos próximos anos, levando em conta o crescente número de fãs.