Foto de Slidebean por Unsplash
A partir de uma carreira bem-sucedida diante dos olhos públicos, muitas oportunidades surgem. Dentre elas estão aquelas que envolvem a criação de uma marca própria de produtos ou de serviços.
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Celebridades são pessoas como quaisquer outras, o que inclui interesses que vão além da profissão pela qual são mais conhecidos. Isso costuma levar a projetos paralelos, muitos dos quais envolvem o empreendedorismo, levando em conta sua popularidade e capital elevado para dar o primeiro passo.
Embora isso não seja algo novo, é indiscutível que as plataformas digitais contribuíram para a sintonia entre a fama e o lançamento de marcas, de modo que parte das celebridades que se encaixam nesses exemplos são também influenciadores digitais, com números consideráveis de seguidores na internet.
O resultado são cantoras pop com marcas de cosméticos bem-sucedidas, influencers de bem-estar com linhas de produtos naturais, ex-atletas olímpicos com escolas que ensinam esportes e muito mais. Nesse texto nós separamos uma lista com 7 famosos que lançaram marcas próprias e fizeram sucesso.
1. Rihanna
Atualmente é correto dizer que a trajetória da cantora Rihanna como empresária é mais extensa do que o seu tempo na música, o que não é uma coisa ruim! A marca criada pela popstar, “Fenty Beauty”, é uma das mais vendidas e recomendadas dentre os produtos cosméticos e de cuidados com a beleza.
2. Larissa Manoela
Para empreendedores anônimos, a melhor iniciativa consiste em começar com pequenos negócios lucrativos, onde temos controle de investimentos e do escopo. Celebridades, por outro lado, podem dar passos maiores, como é o caso da atriz Larissa Manoela e o seu investimento na marca “LariCel”.
“LariCel” é nada mais nada menos do que uma operadora de celular com cobertura em todo o Brasil, colocando-a como uma competidora direta de outras marcas, como Tim e Vivo. Naturalmente, esse investimento aumentou ainda mais o patrimônio de Larissa Manoela e contribuiu com o seu sucesso.
3. Xuxa
A apresentadora e cantora Xuxa é uma das maiores celebridades da história da televisão brasileira, e uma cuja carreira sempre foi enraizada em seu nome como uma marca de sucesso. Em sua longa carreira, Xuxa endossou brinquedos, discos de música, livros, filmes e uma série de outros produtos.
4. Gwyneth Paltrow
No Brasil, a atriz Gwyneth Paltrow é mais conhecida por ter sido a vencedora do Oscar de melhor atriz em 1999, ano em que Fernanda Montenegro também concorria na categoria. Embora o resultado seja polêmico e contestado até os dias atuais, é inegável o impacto de Gwyneth Paltrow como empresária.
A atriz é fundadora da marca “Goop”, voltada aos mais diferentes tipos de produtos. Dentre os artigos encontrados na loja, podemos mencionar produtos de beleza e maquiagem, roupas de grife, joias, itens de sex shop, ferramentas para a casa, vitaminas, suplementos, livros e muitos outros materiais.
5. Lady Gaga
Assim como Rihanna, Lady Gaga é responsável por uma marca de produtos de maquiagem. Nesse caso, o “Haus Labs”. Embora a cantora e (duplamente) indicada ao Oscar nunca tenha colocado a carreira musical e nas telas em hiato, ela é igualmente bem-sucedida em seu papel como empresária.
6.Luccas Neto
É impossível falar sobre famosos brasileiros com marcas próprias de sucesso sem citar um dos maiores fenômenos desse segmento, o youtuber Luccas Neto. Embora sua carreira tenha começado na internet, atualmente ele é rosto de uma série de produtos, como brinquedos, livros e artigos de festa.
Assim como outros exemplos dessa lista, o lado empreendedor apenas contribuiu para a fama de Luccas Neto, tornando-o um dos maiores influencers da atualidade. O conteúdo, voltado ao público infantil, serve como plataforma para os produtos da marca vendidos na internet e em lojas físicas.
7. Guga
Fechando a lista está outra celebridade que lançou sua própria marca antes mesmo da internet ser popularizada no Brasil: o tenista Guga Kurten. Guga está à frente do grupo que leva seu próprio nome, com franquia de escolas de tênis, parcerias com marcas esportivas e outras empreitadas de sucesso.
Vale citar também que existem aqueles que se tornaram famosos a partir de marcas bem-sucedidas, seguindo o caminho inverso dos nomes mencionados nesta lista. Em ambos os casos, há relação entre a popularidade em mais de um campo, o que explica os altos investimentos de marcas em influencers.