Aprenda com isso

Relembre: famosos que tiveram informações pessoais vazadas e o que podemos aprender com isso

Você se lembra dos famosos que tiveram informações pessoais vazadas na internet? Veja quem são eles e o que podemos aprender com isso.

Publicado em 09/08/2024 08:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Foto de Franck por Unsplash 

Vazamentos de informações pessoais de celebridades geralmente estão associados com conversas e fotos comprometedoras, mas mesmo endereço e número de telefone podem cair nas mãos de hackers.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Poucas situações online são mais desagradáveis (e até mesmo aterrorizantes) do que ter informações pessoais vazadas. Mesmo dados mais simples, como endereço de e-mail e CPF, causam desconforto tremendo, aliado ao medo de que tais dados possam ser usados para fins fraudulentos e criminosos.

E esse não é um medo exclusivo de “civis”: as celebridades também correm o risco de ter informações confidenciais vazadas ao público. Na verdade, é possível dizer que no caso deles a probabilidade de isso acontecer se multiplica, considerando que há maior interesse de exposição por parte de hackers.

É válido lembrar que a tecnologia ajuda em muitos setores, mas se usada de forma errada, traz sérios problemas.

Pensando em tudo isso, nesse artigo vamos falar sobre 4 exemplos de celebridades que foram expostas na internet sem consentimento e como podemos utilizar essas situações para aprender mais sobre segurança online. Estar suscetíveis todos estamos, mas é possível diminuir riscos de vazamento.

4 famosos que tiveram informações pessoais vazadas na internet

Pessoas famosas estão acostumadas a serem expostas nas mídias, com fotos espalhadas pela rede. Cada vez mais jornalistas, paparazzi e outros aproveitam situações diversas para conseguir uma matéria sobre algum famoso para atrair leitores curiosos. 

Para isso, estão sempre atentos em conseguir informações novas para poderem ranquear no Google com sua informação antes de qualquer outro site concorrente. Assim, alguns acabam postando coisas além e prejudicando celebridades.

Abaixo, alguns famosos que tiveram informações pessoais vazadas na internet:

1 – Hillary Clinton

Figuras políticas estão acostumadas a lidar com as “fake news”, mas essa não é a única ferramenta usada por opositores para derrubar uma campanha política. O vazamento de correspondências que deveriam ser particulares é outro recurso criminoso, mas relevante para o assunto da cibersegurança

O vazamento de e-mails da (na época) candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton expôs assuntos políticos e pessoais perante o público, o que com certeza influenciou a opinião pública com relação à política. Nenhum crime foi cometido por Clinton, mas ela com certeza saiu perdendo.

2 – Jennifer Lawrence

Não podemos discorrer sobre vazamentos de informações sem falar sobre a reputação online das pessoas e fotos pessoais de nudez que alcançam o público sem o consentimento da celebridade. O maior escândalo envolvendo o tópico aconteceu em 2014, quando centenas de fotos de famosos foram divulgadas no (infame) site 4chan.

Jennifer Lawrence, uma das atrizes mais proeminentes da nossa geração, foi uma vítima de “nudes” vazadas, com o hacker responsável sendo condenado a 8 meses de prisão. Embora a punição legal tenha ocorrido, uma fotografia que vaza na internet provavelmente nunca é apagada por completo.

3 – Ashton Kutcher

Um tipo específico de vazamento de informações muito comum é o “doxing”, o qual consiste na publicação de endereços físicos de uma pessoa para que todos possam ver. Como é de se esperar, esse é um dos atos criminosos mais perigosos, considerando o acesso que dá para figuras maliciosas.

O ator estadunidense Ashton Kutcher foi vítima de doxing em 2013, quando seu endereço foi usado para ligar à polícia e informar que havia alguém armado na residência. Como resultado, a polícia invadiu a propriedade, apenas para se dar conta de que se tratava de um trote. O risco foi tremendo!

4 – Sam Rader

Além do vazamento de e-mails, fotos e endereços, há também a possibilidade de que dados sejam divulgados por uso de aplicativos. Isso foi o que aconteceu com o youtuber Sam Rader, o qual possuía um canal com a esposa. O pior? O aplicativo em questão envolvia encontros românticos e infidelidades.

Chamado de “Ashley Madison”, o app tinha como objetivo ligar homens casados com amantes em potencial, o que ia contra a imagem “certinha” de Rader. Os prejuízos nesse caso decorreram em problemas não apenas para a família, mas também uma mudança drástica perante a opinião pública.

O que podemos aprender com os famosos que tiveram informações pessoais vazadas?

Antes de qualquer coisa, é importante falar que aprender com erros alheios não é o mesmo que culpabilizar as vítimas. Os famosos acima e outros que tiveram informações pessoais vazadas não são responsáveis pelo que aconteceu com eles. A “culpa” recai exclusivamente sob os hackers criminosos.

Dito isso, sempre há muito o que ser aprendido. Em primeiro lugar, jamais compartilhe informações pessoais com desconhecidos ou as insira em sites potencialmente maliciosos. Inserir dados faz parte do uso de muitos espaços online, especialmente e-commerces, mas vale a pena tomar maior cuidado.

Utilize senhas fortes, não as repita e as troque regularmente. Esteja atento a notícias sobre grandes vazamentos de dados em redes sociais e sites e consulte ferramentas online que forneçam esse esclarecimento. Não devemos viver “paranoicos”, mas um pouco de cautela na internet não faz mal.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio