Psicologia Infantil

Andressa Pires fala sobre a importância do acompanhamento terapêutico para desenvolvimento global das crianças

Ao trabalhar com uma equipe multidisciplinar e estabelecer um diálogo constante com a escola e os profissionais envolvidos, o acompanhamento terapêutico infantil visa alinhar as demandas e necessidades de cada criança

Publicado em 01/05/2023
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A acompanhante terapêutica e pedagoga Andressa Pires destacou em entrevista os inúmeros benefícios proporcionados pelo acompanhamento terapêutico infantil. Segundo a especialista, essa abordagem terapêutica baseada na interação lúdica e no envolvimento familiar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento global das crianças. Pires ressalta que, além de contribuir para a inclusão escolar e ampliação de habilidades, o acompanhamento terapêutico promove a socialização, autonomia e autoconhecimento dos jovens pacientes.

Ao trabalhar com uma equipe multidisciplinar e estabelecer um diálogo constante com a escola e os profissionais envolvidos, o acompanhamento terapêutico infantil visa alinhar as demandas e necessidades de cada criança. Andressa Pires enfatiza a importância dessa colaboração, pois cada membro da equipe traz sua expertise única, permitindo uma compreensão mais profunda do paciente e facilitando a orientação e intervenção terapêutica. Dessa forma, é possível obter melhores resultados no desenvolvimento das crianças atendidas.

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Além disso, Andressa destaca a utilização adequada da tecnologia como um recurso auxiliar no acompanhamento terapêutico. Através de registros digitais e aplicativos especializados, os profissionais podem acompanhar o progresso das crianças, criar gráficos detalhados dos programas terapêuticos e fornecer informações atualizadas aos pais e cuidadores. Essa integração entre tecnologia e terapia permite uma abordagem mais precisa e eficaz, adaptada às necessidades individuais de cada criança.

Com base em sua experiência, Andressa Pires ressalta que o acompanhamento terapêutico infantil tem se mostrado uma estratégia efetiva para promover o bem-estar e a autonomia das crianças. Ao proporcionar um ambiente lúdico, envolver a família, trabalhar em conjunto com uma equipe multidisciplinar e utilizar a tecnologia de forma adequada, essa abordagem terapêutica visa potencializar o desenvolvimento global das crianças, preparando-as não apenas para a inclusão escolar, mas também para a vida cotidiana.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos profissionais que trabalham com acompanhamento terapêutico infantil?

Em alguns casos, um dos desafios é garantir o envolvimento da família nesse processo, pois às vezes isso pode ser difícil de alcançar.

De que forma a abordagem lúdica pode ser utilizada no acompanhamento terapêutico infantil?

A abordagem lúdica desempenha um papel fundamental no processo terapêutico em geral, sendo o brincar o principal instrumento de trabalho. É por meio do brincar que as habilidades são trabalhadas e desenvolvidas.

Como a família pode ser envolvida no processo de acompanhamento terapêutico infantil?

É muito importante que a família participe do processo terapêutico da criança. Terapeutas e família trabalham juntos para alinhar os objetivos da criança. Durante todo o processo terapêutico, trabalha-se com base nas necessidades da criança e da família. Quando a família e a terapia se engajam juntas, o desenvolvimento é mais eficaz e as chances de ampliar novas habilidades aumentam.

Quais são as principais técnicas utilizadas no acompanhamento terapêutico infantil?

Os principais aliados dos terapeutas infantis são o afeto, o consentimento e o brincar. Criar um vínculo afetivo com o paciente, compreender os limites daquele indivíduo e respeitar sua individualidade, gostos e até onde podemos ir são essenciais para obter engajamento e colaboração durante o acompanhamento. Além disso, o brincar nos permite alcançar as crianças de várias formas, pois é por meio do brincar que ocorrem os principais desenvolvimentos na criança. Em termos teóricos, é importante estudar o caso e adquirir conhecimento sobre o que precisa ser aplicado, para que a intervenção seja de qualidade para cada situação.

Andressa Pires (Foto: Divulgação)

Como o terapeuta pode avaliar o progresso da criança no acompanhamento terapêutico infantil?

Nosso trabalho é supervisionado por um analista do comportamento, e contamos com supervisões dos casos. Além disso, registramos todos os atendimentos para observar o desenvolvimento de cada caso. Na clínica em que trabalho atualmente, usamos um aplicativo de registro diário, no qual os pais também têm acesso a gráficos detalhados dos programas que são trabalhados. A observação diária do terapeuta com o paciente também possibilita identificar avanços.

De que forma o acompanhamento terapêutico infantil pode ajudar na inclusão escolar de crianças com deficiência?

O acompanhamento terapêutico trabalha especificamente no desenvolvimento de habilidades para a rotina do indivíduo, auxiliando na socialização, autonomia, autoconhecimento, entre outros aspectos. Ao trabalhar esses repertórios de habilidades, preparamos o paciente não apenas para o ambiente escolar, mas também para outros contextos. Nesse momento, o contato entre a escola e a equipe multidisciplinar do paciente é muito importante, para alinhar todas as demandas e possibilitar que a criança amplie seu repertório em todos os locais.

Como os profissionais que trabalham com acompanhamento terapêutico infantil podem lidar com situações de resistência por parte da criança ou dos pais?

Tanto com a família quanto com a criança, é essencial estabelecer inicialmente um vínculo e confiança. Em seguida, é importante compreender as necessidades da família, levando em consideração também o estilo de vida da mesma. O diálogo de forma leve e objetiva é de extrema importância, e a família precisa ter consciência do andamento do trabalho e se envolver ativamente. Dessa forma, as barreiras da resistência podem ser superadas. É necessário que o terapeuta demonstre empatia nesse momento, observando a família e a criança com respeito.

De que forma o acompanhamento terapêutico infantil pode contribuir para o desenvolvimento global da criança?

O objetivo do acompanhamento terapêutico é promover o desenvolvimento funcional da criança em todas as áreas, visando sua autonomia completa. Trabalhamos nas diversas áreas do desenvolvimento para que a criança possa se desenvolver globalmente.

Como o acompanhamento terapêutico trabalha em conjunto com outros profissionais na equipe multidisciplinar que acompanha a criança?

Manter contato com a equipe multidisciplinar que acompanha a criança é de extrema importância. Essa colaboração proporciona uma troca rica e facilita o processo terapêutico, pois cada profissional tem sua especialidade e pode contribuir de maneira única. Ao conhecer melhor o paciente, torna-se mais fácil ajudá-lo com a orientação de cada membro da equipe. Quanto mais conhecimento tivermos sobre o caso, maiores serão as chances de obter sucesso no atendimento ao paciente.

Quais são as principais recomendações para pais ou cuidadores que buscam acompanhamento terapêutico infantil para suas crianças?

É recomendado procurar profissionais capacitados e dedicados a realizar um trabalho de qualidade, levando em consideração a individualidade de cada caso.

De que forma a tecnologia pode ser utilizada no acompanhamento terapêutico infantil?

A tecnologia pode ser uma ferramenta útil quando usada corretamente. Muitas vezes, durante a intervenção, fazemos uso de recursos tecnológicos, e nossos próprios registros são feitos por meio da tecnologia. Ela certamente é um grande facilitador tanto para os terapeutas quanto para outros profissionais.

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