A palavra “tempo” carrega consigo um significado poderoso: a duração relativa das coisas, que nos permite conceber o presente, o passado e o futuro, e testemunhar a sucessão dos eventos. Para os ansiosos, pode ser um pesadelo; para certas situações, é o melhor remédio; e para MIDRA, é uma fonte de inspiração para o seu mais recente single, intitulado “Tudo Tem Seu Tempo”.
Às vésperas do Dia dos Namorados, o cantor, compositor e produtor escolheu abordar o processo que sucede o término de um relacionamento e marca o início de uma nova história. Nessa faixa de pop alternativo, MIDRA uniu forças com o músico e produtor Eddu Ferreira, criando uma dinâmica envolvente entre baixo, guitarras, pianos e bateria eletrônica, que dão vida à atmosfera da canção. Seus versos marcantes e refrão explosivo cativam os ouvidos dos ouvintes.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Como o significado da palavra “tempo” influenciou a criação do novo single “Tudo Tem Seu Tempo” para você?
Tempo é algo muito difícil de entender, de aceitar e avaliar. Cada um tem sua percepção de tempo. O tempo pode ser considerado uma dádiva, cruel, decisório, insignificante, implacável, raro… e às vezes tudo isso ao mesmo tempo rs. Me chamou atenção um trecho de um texto que dizia “Tempo é… Começo, fim, pausa e transição”, de certa forma tudo o que acontece na nossa vida, cotidiano, relacionamentos… está incluído nesse ciclo. Para a música “Tudo Tem Seu Tempo” eu abordo o tempo na experiência das fases de um relacionamento, que transita entre memórias (passado), êxtase, finais e recomeços (presente e futuro), que está dentro do ciclo de tempo, o qual não temos nenhum controle.
Por que você escolheu lançar essa música próximo ao dia dos namorados?
Essa música pode ser sentida e entendida nos momentos de ausência/tristeza do término ou pela esperança de um recomeço. De toda forma se trata de uma música de amor, e nada melhor do que essa data para colocar essa mensagem no mundo.
Qual é a mensagem principal por trás da música “Tudo Tem Seu Tempo” em relação ao processo de recomeço após o fim de um relacionamento?
A ideia principal é como se relacionar com o tempo. Se em um relacionamento, viva de maneira intensa cada momento, porque eles podem virar apenas memórias e fim, ou essas memória podem modificar a rotina e trazer um recomeço. O recomeço pode ser entendido como algo novo, capaz de curar. Como a letra diz: “Nem sempre eu entendo que todo recomeço é pra curar”.
Como você descreveria a sonoridade e a atmosfera da faixa de pop alternativo que você produziu?
Eu resumo a pop alternativo porque existe uma mescla de elementos da música pop mundial como sintetizadores, beats e pads com elementos orgânicos como guitarra, piano, baixo, e outros, dentro da linguagem do cenário musical atual. Esses elementos somados às referências que tenho do indie, mpb e do pop, gera essa música contemporânea, que é pop (mas não popular como o pop em si) com o lado b da música alternativa.
Quais são os elementos musicais destacados na produção da música, como baixo, guitarras, pianos e bateria eletrônica? Como eles contribuem para a atmosfera da canção?
Toda composição minha é feita primeiramente na guitarra, logo tudo transita em torno dela ou a partir dela. Os outros elementos vão somando e criando o clima que a música pede, como baixo e bateria orgânica ou eletrônica que é o “pulso”, sintetizadores para criar uma atmosfera ideal para a canção, pianos que fazem a base e destaques de notas e/ou acordes, guitarras que somam com riffs, base, solos e distorção, enfim essa construção varia de cada música, mas a base do meu som está aí.
Você teve alguma colaboração na composição da música ou foi um trabalho individual?
Essa música é de minha autoria apenas. Mesmo não me considerando um exímio compositor, boa parte das minhas músicas são de minha autoria.
Como o processo de criação do novo single diferiu dos seus trabalhos anteriores?
Em relação aos últimos lançamentos eu acho que ela não difere, ela complementa e imprime um conceito. Já em relação aos primeiros trabalhos, é totalmente diferente. É atual. A junção com o produtor Eddu Ferreira vai de encontro a essa busca por contemporaneidade sonora, porque quando os trabalhos eram produzidos 100% por mim tinha menos ambiências, climas etc, o foco estava nos timbres dos instrumentos, captação e execução. A parceria com o Eddu soma isso tudo aos timbres eletrônicos e dinâmicas.
O que você espera alcançar com o lançamento de “Tudo Tem Seu Tempo”?
Essa música faz parte de uma série de lançamentos que tenho feito pré álbum, experimentos para entender o que meu público gosta, o que eu gosto, o que funciona em um disco, em qual nicho eu estou nesse mercado tão abrangente. A cada lançamento eu espero ter mais notoriedade na cena independente, para isso eu decidi fazer lançamentos durante o ano e ir ocupando meu espaço pouco a pouco
Como o público tem reagido à música desde o seu lançamento? Quais são as principais impressões ou feedbacks que você tem recebido?
As críticas até então são positivas, a música tem entrado em playlists de ouvintes (o que indica que teve uma boa aceitação), entrou em playlists editoriais do Spotify e Deezer, teve um bom resultado de compartilhamentos… Então eu acredito que tenho trabalhado da maneira certa, a ideia é continuar lapidando esses feedbacks e continuar evoluindo para chegar no melhor resultado.
Além do lançamento do novo single, quais são os seus planos futuros em relação à sua carreira musical?
Tenho feito lançamentos desde 2019, criando uma coleção de singles, clipes e live sessions. Para o próximo ano eu pretendo lançar meu primeiro álbum de inéditas, com um trabalho mais maduro, entendendo quem eu sou como artista e quem é meu público. A ideia é que esse álbum abra novas portas, consiga entrar em festivais e em circuitos em mais lugares do país e que me apresente para mais pessoas.
Acompanhe MIDRA no Instagram