Revelando-se como uma promessa da música brasileira, Nathan Carvalho está preparado para fazer um impacto no mercado musical com seu mais recente lançamento. “Vida Leve” estará disponível em todas as plataformas de música nesta sexta-feira, 19 de maio, e conta com a produção de ninguém menos que Renato Patriarca, vencedor do Grammy Latino com Titãs.
Através de suas composições, Nathan traz poesia para suas canções, e seu novo single, escrito por ele mesmo, transmite uma mensagem de positividade e a importância de valorizar as pequenas coisas na vida. O videoclipe, dirigido por Denner Reis e David Washington, da DW Filmes, busca retratar os valores transmitidos pela letra da música. “Vida Leve” é o terceiro lançamento do EP “Novos Cantos”, que contará com um total de quatro singles.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Nathan Carvalho é natural de Caetité, uma cidade localizada a mais de 600 quilômetros da capital Salvador, no estado da Bahia. Seu talento musical foi descoberto pelo produtor Rick Bonadio durante seus Workshops, e desde então o cantor tem conquistado destaque na cena musical. Com mais de 1.5 milhões de reproduções em plataformas de música e colaborações com artistas como Vicka, revelação do pop MPB, e Gabriel Elias, co-autor de diversos sucessos nacionais e com participações em festivais renomados como Rock in Rio e Planeta Atlântida, Nathan planeja levar seus shows, tanto acústicos quanto com banda, para todo o Brasil.
Como foi trabalhar com o renomado produtor Renato Patriarca, vencedor do Grammy Latino, na produção de “Vida Leve”? O que te inspirou a escrever a letra de “Vida Leve” e transmitir a mensagem de positividade e valorização da simplicidade?
É um prazer imenso poder trabalhar com o Renato, além de excelente produtor é um baita ser humano, é sempre uma aula e um momento de muito aprendizado quando trabalhamos! É um cara que acredita nas minhas ideias e prioriza a essência… com esse período trabalhando juntos criamos uma amizade e uma sintonia nas produções que são fundamentais pro som!
Como foi a experiência de gravar o clipe de “Vida Leve” e transmitir os valores da música através das imagens? O que você espera alcançar com essa música? Qual é a mensagem central que você deseja transmitir ao público?
Experiência única que fortaleceu ainda mais o significado som pra minha vida. É sobre ajudar o próximo, viver leve sendo luz na vida de alguém, tudo é mais bonito e faz sentido quando se tem alguém para compartilhar. Gravamos alguns takes na organização da sociedade civil denominada Vida – Valorização Individual do Deficiente Anônimo (LAR VIDA) com o objetivo também de divulgar esse lindo projeto e incentivar as pessoas a ajudar o próximo. Depois de conhecer mais sobre a iniciativa e visitar o projeto, criei uma conexão muito forte com a rapaziada de lá e desejo contribuir na caminhada de todos de alguma forma… Assim como eles contribuíram na minha. Que essa mensagem chegue aos corações das pessoas da melhor forma possível e que possamos espalhar cada vez mais boas energias pro mundão.
Como o EP “Novos Cantos” se conecta com a identidade brasileira e regionalidade, especialmente com a característica percussiva que você mencionou? Quais são seus planos futuros em relação aos shows e apresentações ao vivo? Você pretende levar sua música para outras regiões do Brasil?
O EP traz em camadas – nos singles – o que é o Nathan Carvalho, a pulsação do reggae com o toque percussivo das congas, surdos, agogô e dentre outros instrumentos trazem essa essência e frescor brasileiro. Os sons trazem diferentes mensagens mas que nascem da mesma raiz… O amor. Amar a vida, amar as pessoas que tão com a gente no caminho, amar o tempo, botar fé sempre. Pretendo primeiramente trabalhar bastante esse projeto pra espalhar a mensagem para as pessoas, consequentemente, quero fazer som em todos os lugares do Brasil 🙂
Além das parcerias com Vicka e Gabriel Elias, você tem planos de colaborar com outros artistas no futuro? Como sua cidade natal, Caetité, na Bahia, influencia sua música e estilo artístico?
Com certeza! Tive a felicidade de fazer um som com esses dois artistas incríveis que além de ídolos se tornaram amigos. Se eu pudesse definir as parcerias para o “álbum do sonhos” na vida do Nathan Carvalho – hahaha – com certeza teria feat com Saulo Fernandes, Falamansa e o Maneva. Quem sabe em breve não role, seria uma honra.
Caetité é cultura viva, desde pequeno costumava ir em eventos musicais e assistir as apresentações sempre me enchia os olhos, a partir dessa influência, comecei também a promover meus próprios eventos na cidade com o objetivo de enaltecer a cena autoral, sempre com colaboração/participação de outros artistas. O lance da regionalidade, com toda certeza, vem muito de lá.
Quais são suas maiores inspirações musicais e como elas moldaram sua jornada como cantor e compositor? Como você define o som e estilo musical do Nathan Carvalho para aqueles que ainda não estão familiarizados com sua música?
Gabriel Elias, Saulo Fernandes, Falamansa e Maneva. Esses artistas são as minhas principais referências por conta da essência, da mensagem dos sons, a originalidade com esse tempero brasileiro que me encanta demais. Defino meu estilo como Brasilidades, a minha raiz é o Nordeste, a Bahia e toda a essência do lance percussivo fazem parte do meu DNA. O fio condutor é o reggae com o tempero da percussão, levando em alguns momentos para o xote e para o axé (samba-reggae). Vibe pé na areia, leve e, principalmente, brazuca!
Acompanhe Nathan Carvalho no Instagram