“João Carlos Gondim Analisa Transformações No Mercado Imobiliário E Compartilha Perspectivas Sobre O Futuro Da Indústria”

Publicado em 13/09/2024
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Entrevista realizada pelo jornalista Luca Moreira com João Carlos Gondim, renomado palestrante e empresário com vasta experiência no mercado imobiliário, oferece uma visão abrangente sobre as recentes transformações no setor. Em sua análise, Gondim destaca a evolução das cotas imobiliárias e o impacto das branded residências de alto padrão no Brasil. Ele também reflete sobre a importância do programa Minha Casa Minha Vida e a sua contribuição social, especialmente após as mudanças de 2023. Com uma carreira que se estende internacionalmente, ele discute os desafios e aprendizados na expansão de seus investimentos para o exterior e como sua formação em instituições renomadas como MIT e Harvard influencia sua abordagem estratégica. Além disso, Gondim explora como a inovação tecnológica, incluindo a inteligência artificial, está moldando o futuro das operações imobiliárias e oferece conselhos valiosos para novos empresários no setor.

Como você avalia as transformações recentes no mercado imobiliário, especialmente no segmento de cotas imobiliárias?

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

João Carlos Gondim

O mercado realmente passou por muitas transformações recentes e com várias novas tendências e novidades. Dentre elas, eu destaco as branded residências de alto padrão aqui no Brasil, ou seja, grandes incorporadoras em São Paulo, no Sul e em várias partes do Brasil, com projetos assinados de arquitetos super famosos a nível tanto nacional como global, como de marcas super famosas, como Lamborghini, Porsche, Fendi e outras marcas. Além do mais, o mercado se profissionalizou bastante também, especialmente no segmento de cotas imobiliárias, que era um segmento pouco trabalhado, tanto por incorporadoras como por imobiliárias e corretores. Hoje, a maioria das incorporadoras de médio e alto padrão trabalham a questão das cotas imobiliárias, as incorporadoras ficam na SPE e os investidores ficam na SCP com investimento seguro e com a rentabilidade excelente. Então, no tempo que a gente começou a investir em cotas imobiliárias, um exemplo que a gente dá é a Vitacom, que disponibilizava a cota a partir de um milhão de reais. Então, hoje já tem cotas bem mais acessíveis, de 500 mil, 200, 100 mil, até 50 mil reais. Então, o mercado de cotas imobiliárias tende a cada vez mais se desenvolver mais e mais ainda com o crescimento do próprio mercado.

O que o motivou a focar no programa Minha Casa Minha Vida, e como você vê o impacto social das mudanças implementadas em 2023?

Eu comecei lá atrás, há praticamente 20 anos, na incorporação, fazendo Minha Casa Minha Vida, na grande fortaleza, já que eu sou cearense. E é um mercado que naquela época dava bastante dinheiro e dava uma rentabilidade boa e ainda tinha a questão do social, de você realizar o sonho, o sonho das famílias, o sonho do primeiro imóvel, o sonho do imóvel próprio. Então isso gera um sentimento de satisfação e de realização muito grande. Ao longo do tempo os valores não foram sendo corrigidos e ficou muito apertada as margens do mercado imobiliário do Minha Casa Minha Vida. Mas ano passado, em 2023, o governo umentou o valor máximo do Minha Casa Minha Vida para 350 mil. Então, voltou a fazer sentido para nós incorporadores que gostamos de fazer econômico também. A gente está focado hoje mais no alto padrão, aqui em São Paulo e Santa Catarina. Mas já estamos com dois projetos na Zona Leste, três quer dizer. um em Itaquera outro na Vila Matilde e outro projeto na Nalha Franco os principais bairros da Zona Leste e é uma grande satisfação a gente deve lançar esses projetos até o final do ano, até novembro, dezembro tanto tem imagem bem legal, como a gente consegue fazer projetos com qualidade como também é uma satisfação e realização muito grande ver as famílias conseguindo realizar o sonho do imóvel próprio.

Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao expandir os investimentos da JCG Incorporações para o mercado internacional?

Os principais desafios que a gente enfrentou para expandir os negócios das nossas empresas, nossa incorporadora para o mercado internacional foi a diferença de cultura, a diferença de mercado, de moeda. Você tem que aprender tudo do zero, fazer todas as conexões, o network, conhecer construtores, incorporadores, investidores, brokers, aprovação de projetos, porque a gente fez vários projetos lá nos Estados Unidos então, lógico, sempre o conhecimento porque a atitude a gente já tem há bastante tempo, mas sempre o conhecimento e a rede de relacionamento, a rede de contato o network, conhecimento das leis locais, o mercado taxas de juros diferentes, financiamentos diferentes, foram aí os principais desafios aí para para a expansão internacional dos nossos negócios.

Como suas especializações em instituições renomadas como MIT, Harvard, e University of Tennessee influenciam sua abordagem estratégica no setor imobiliário?

Os cursos que a gente fez nos Estados Unidos, principalmente, como na MIT, na própria Harvard, que é uma das melhores universidades do mundo. Eu fiz uma pós-graduação também na University of Tennessee. Então, ela dá uma visão bem macro, bem estratégica, uma visão global. Lógico que você não consegue aplicar tudo o que você vê lá no mercado imobiliário americano, aqui no Brasil. mas o que não se aplica você simplesmente deixa de lado mas muitas coisas se aplicam com certeza que é o mercado imobiliário brasileiro e em outros locais do mundo também então o mercado é um só então tem muitas coisas que se repetem em todos os locais do mundo então o conhecimento sempre é a base de tudo onde tudo começa você tem que ter o conhecimento sempre de ponta aliada a tecnologia e sempre formando aí o melhor time Então você fazer cursos e especializações nas melhores universidades do mundo, com certeza, faz total diferença na nossa vida e nos nossos resultados profissionais e financeiros.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio