‘O Rap é compromisso’, já dizia o rapper Sabotage, e essa frase é levada ao pé da letra até os dias atuais por Mano Uíti, cantor, compositor, rapper e artista que vive na cidade do Rio de Janeiro, e é conhecido como ‘O novo Deus do Rap’
Inspirado por cantores e grupos do rap nacional como Eduardo Taddeo, Facção Central, Nocivo Showmon, Racionais Mc’s, dentre outros, Mano Uíti é artista desde os nove anos, quando compôs sua primeira música.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
“Minha primeira composição, eu escrevi aos 9 anos. A obra faz parte do álbum “Verídico”, e se chama “Eu não tive escolha”. Mas foi no ano de 2020 que realmente me entreguei a arte de escrever. Durante a pandemia foi bem difícil, mas já vinha fazendo planos. Em 2021, conversando com alguns produtores, conheci a “D-unit Music“, um estúdio de produção musical, em que o produtor Diego Thekking me ajudou bastante, com informações sobre o mundo artístico, e foi nesse estúdio que começou a carreira de Mano UÍti, com muito trabalho e determinação”, contou o artista.
De família humilde, Rafael Alves, o Mano Uíti, se mudou do Ceará para o Rio de Janeiro em 2006, buscando uma vida melhor para a sua família. Seu intuito inicial era viver de música, mas não obteve sucesso, precisando trabalhar como camelô pelas ruas de Copacabana.
Nessa época, Mano Uíti acabou se envolvendo com drogas, algo que para ele ‘foi o fundo do poço’. Após um ano da chegada ao Rio de Janeiro, o rapper sofreu uma parada cardíaca devido ao uso das substâncias e recebeu uma mensagem espiritual que mudou sua vida.
“Eu vi meu corpo no chão, as pessoas tentando me reanimar, mas eu já estava do outro lado. Eu estava bem, estava feliz, sentindo uma sensação de liberdade. Estava alegre. Vi uma luz enorme a minha direita e minha felicidade só aumentava a cada instante. Fui em direção à luz, me aproximei, e aquela luz me confortou, e pediu para que eu voltasse. Eu disse que não queria, mas a luz foi se afastando lentamente até que eu vi novamente meu corpo no chão e entendi que eu precisava voltar e cumprir a minha missão na terra. A partir daí comecei a ver o mundo de outra maneira, lutei contra a dependência química e o vício em álcool, e virei um novo ser”, detalhou o rapper.
Disponível no Spotify e também no Instagram @ManoUiti, as músicas do rapper já possuem bastante reprodução, e ele está crescendo na cena do rap no Brasil. No entanto, o cantor vai além dos palcos e é conhecido pelas suas ações com pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Procuro estudar, ter conhecimento, observar, ouvir as pessoas, procurar entender o significado da vida, fazer doações aos desabrigados. Sou homem de caráter, simples, de princípios, e de bom coração”, afirma Mano Uíti.
Sobre o futuro, o rapper quer ser o maior cantor do ritmo no Brasil e já demonstra confiança para alcançar seus sonhos.
“Eu me imagino o maior de todos os rappers. Isso que eu vou fazer. Eu vou ser o maior, eu vou ser o ‘Novo Deus do Rap’. Com muito trabalho, determinação e foco, Mano Uíti já é o novo Deus do Rap”, conclui.
Para escutar as composições de Mano Uiti é só acessar o spotify do cantor: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/6LFmHDGwiZyYNPVvazvI3Z?si=1-V4jcZPT7ueV0qGPlVS8Q&nd=1&dlsi=4d8a2487f1554e48