Chitãozinho e Xororó são uma das duplas sertanejas mais icônicas do Brasil, com 50 anos de carreira e milhões de discos vendidos. Ao longo dessa extensa trajetória, eles acumularam uma série de curiosidades que mostram a importância que têm na cultura brasileira, e ainda continuam em alta com sua agenda de shows.
A dupla sertaneja foi uma das pioneiras em trazer elementos de música pop para a música sertaneja, com o uso de instrumentos elétricos e arranjos mais elaborados, o que os diferenciou da música caipira raiz e moldou de vez uma nova geração de artistas que vieram nos anos seguintes.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Tendo gravado centenas de canções em suas carreiras, Chitãozinho e Xororó já se arriscaram no mercado mundial, cantando músicas em inglês, espanhol e italiano, que os renderam muito prestígio ao longo da carreira.
Falando em prestígio, os irmãos de Astorga, no interior do Paraná, são considerados uma das maiores e mais influentes da duplas música brasileira, tendo recebido diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo 6 Grammy Latino e 2 Prêmios Sharp.
Curiosidades inusitadas sobre a dupla Chitãozinho e Xororó
- A dupla se formou em 1970, quando Chitãozinho tinha apenas 16 anos e Xororó, 17.
- O nome Chitãozinho vem de uma mistura entre “chitão” (uma peça de roupa usada pelos caipiras) e “zinho” (diminutivo em português), enquanto Xororó é uma referência ao som característico da música sertaneja.
- O primeiro sucesso da dupla foi a música “Galopeira”, lançada em 1981, que vendeu milhões de cópias.
- Chitãozinho e Xororó foram os primeiros sertanejos a receberem um disco de ouro no Brasil, em 1982, com o sucesso “Fio de Cabelo”.
- Em 1991, a dupla foi convidada para fazer um show na União Soviética, se tornando os primeiros artistas brasileiros a se apresentarem no país após o fim da Guerra Fria.
- Em 1998, a dupla foi convidada para se apresentar na festa de aniversário do presidente americano Bill Clinton, na Casa Branca.
- Chitãozinho e Xororó gravaram uma música que serviu como o ‘Hino dos 500 anos do Brasil’, lançado no ano 2000.
- Chitãozinho é um grande fã de futebol e já jogou em times amadores quando era mais jovem. Ele também é torcedor do São Paulo Futebol Clube.
- Em 2013, Chitãozinho e Xororó foram homenageados no Carnaval de São Paulo com um enredo da escola de samba Tom Maior, intitulado “Parque dos Sonhos – Um mundo onde tudo é possível”.
- A dupla tem uma fundação que leva o nome dos irmãos e tem como objetivo ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Confira mais notícias sobre música sertaneja no Movimento Country com Hernane Freitas